“Bem vindos ao mundo encantado dos brinquedos…”

É verdade, depois de gerações e gerações, histórias e fábulas, e toneladas de imaginários de todas as cores, finalmente o país dos brinquedos é real, existe neste mundo. E não é no Continente, como esses intrujões ao serviço do consumo inconscientemente destravado andam para aí a anunciar.

Trata-se de uma terra longínqua, infinita, cheia de pequeninos operários todos iguais - cuja multiplicação faz inveja à raça dos coelhos – dragões e palácios coloridos.

Falo evidentemente da China, e quem duvidar desta realidade fantástica poderá agarrar num brinquedo ao calha - seja num hipermercado, numa feira cigana ou num armazém da especialidade – virá-lo de pantanas e procurar pela etiqueta técnica. Lá estará, abaixo do “não ingerir nem largar fogo ao coitadinho do brinquedo”, a origem: China. É mais certo que estarem aqui a ler isto a esta hora.

Se a uma amostra ao acaso, juntarmos trinta, quarenta, quinhentos e trinta e cinco amostras – há gente que tem muito tempo livre para estes estudos – voilá, aparecerá em 99.99999573% dos casos a confirmação da proveniência chinesa.

Isto, para mim, é mais relevante que o domínio económico do mundo, a captura da lua, ou que a construção da Barragem das Três gargantas.

Nem Grande Muralha, nem Jogos Olímpicos de 2008, nem mórbida Praça de Tian na-men, nem pilinhas minúsculas; era para aqui é que devia apontar o foco de atracção turística da República Popular – olá se é! – da China:

来美、你的孩子们带来了玩具土地(以我们几个与你我们给予他们善意脂肪)
.
traduzido:

«Venha até nós, traga as suas criancinhas ao País dos brinquedos (e se puder leve umas quantas das nossas, que a gente oferecemos de boa vontade)»


(Pronto senhores do comité chinês, por esta não têm de pagar nada. Aproveitem e gastem lá os Yuan Renminbis em fatinhos com golas que se vejam, que esses são assim a dar para o ridículo)

13 Comments:

Blogger Etienne contribuiu com estas palavras sábias:

Concordo que cada vez mais Tienamen seja o principal inimigo dessa maluca chamada Lio Pol Din ... mas em guerra de tríades, eu afasto-me...

Saudações.

novembro 13, 2006 11:21 da manhã  
Blogger antónio paiva contribuiu com estas palavras sábias:

.................
as coisas que Tu sabes e nos ensinas
.................

;)

Boa semana

novembro 13, 2006 11:21 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

voyeur:
afastas-te?!?! pois Eu qdo vejo uma guerrazinha de tríades aproximo-m logo a ver se sobra alguma coisa para mim, é isso e qdo estão a dar bolas insufláveis na praia...

saudações reflectidas

chuva:
Eu não ensino nada, limito-me a por o branco no preto...

(boa semana tb para ti e para o burriquito)

novembro 13, 2006 11:29 da manhã  
Blogger mfc contribuiu com estas palavras sábias:

Qualquer dia andamos todos aqui a pedir... dada a invasão de produtos chineses!
A gora até no comércio interno eles estão em força!

novembro 13, 2006 11:31 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

mfc:
depois pedimos aos gajos q nos sustentem, sob pena de retransmitirmos a floribela para a terra deles em emissões piratas apresentadas pela linda reis (é q testes nucleares na coreia ainda vai, agora isto, isto não é pressão é terrorismo do mais vil)

novembro 13, 2006 11:48 da manhã  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Se fosse só os brinquedos...:(

novembro 13, 2006 2:21 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

inha:
mas há mais coisas?!? agora Eu até estou a ficar nervoso, não m digas q há mais coisas q tb são feitas na terra dos mandarins?

novembro 13, 2006 2:33 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

E então as roupas, o calçado, etc., etc., a bandeira nacional com pagodes é feito onde? Até os caramelos de badajoz são made in taiwan!!!...

novembro 13, 2006 3:06 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

inha:
tiraste-m a inocência (salvo seja)!
a partir deste segundo Eu sei q serei uma pessoa diferente, até estou amarelado...

:P

novembro 13, 2006 4:17 da tarde  
Blogger Rafeiro Perfumado contribuiu com estas palavras sábias:

Ouve, isto com a moda de ser tudo feito na China, até eu quando tomo banho tento ver com atenção não vá ter uma etiqueta dessas algures!

novembro 13, 2006 4:44 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

rafeiro:

Eu deixo-t aqui uma dica - se tiveres, vem pregada na dobra traseira do joelho esquerdo

se não vires lá uma pequinina tira acetinada de cor rosácea, é pq não viste da china

(tb s podia dar o caso da informação vir tatuada na planta de um dos pés, mas acho q os modelos do teu ano ainda não tinham esse tipo de timbre)

novembro 13, 2006 5:00 da tarde  
Blogger Pseudo contribuiu com estas palavras sábias:

Ainda me perdia! prefiro continuar neste nosso país de brincar...apesar de tudo!

novembro 14, 2006 4:46 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

rasante:
a brincar, a brincar é q Eu vou imitando os chineses invadindo a muy nobre net com carradas destes produtos de baixa qualidade. quase. ou sempre ;))

*

pseudo:
..."apesar de tudo" Eu tb!

mais vale um Portugal no coração (eh lá! belo nome para um programa de tv) que duas chinas a voar pelo espaço a fora

novembro 14, 2006 4:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home