Caruncho

Depois de uns últimos dias tão martirizantes para a parte da minha pessoa que lida com as coisas mundanas – ele foi o disco rígido (?) do computador que ficou amolecido e a cremação da linha telefónica (e subserviente modem); a escuridão imposta alheiamente neste endereço virtual; a mais que injusta e frustrante derrota do Glorioso com o clube das antas; e a participação em cerimónias com honras ministriais (e outras que tais) – depois de estes retorcidos caprichos da realidade, dizia Eu, sinto que tenho de praticar o chamado cascanço em alguma coisa que me cause sublime irritação intercutânea.

Ora, nada melhor que virar, então, o foco da atenção para a dívida da insular Região Autónoma da Madeira. Mais concretamente, para o Presidente do Governo Regional daquela “aperolada” parte do Atlântico.

É que, segundo os cálculos de alguém, a Madeira, contraiu, à revelia do Governo Central, uma dívida que ascende aos 119,6 milhões de euros. Eu não sei quem desencantou este valor, mas isto a mim parecem-me trocos. Segundo os meus cálculos, o Governo Autónomo da Madeira, na pessoa do seu Presidente, deve pelo menos 12,566 triliões de euros a todo o Portugal.

A ver:

Só 77,8 milhões são devidos por cada vez que a fotografia dele apareceu nos jornais ou televisão, de perfil ou de costas;

Depois temos 5,3 biliões de euros pelas vezes que a fotografia dele aparece nos mesmos meios de comunicação social, de cara completa;

Temos ainda 786,3 biliões pela totalidade das vezes que a sua voz foi transmitida;

A grande fatia da dívida – 10,326 triliões de euros – refere-se, como se torna óbvio, à autorização de difundir imagens dos seus hábitos carnavalescos (principalmente quando tais práticas mostram partes da anatomia, que jamais deveriam ser contemplados por alguém que não estivesse sujeito a processos de tortura);

O restante montante é devido pelas vezes que ele evoca o nome de Portugal em vão.

Ah, e a este valor falta ainda o IVA, à taxa legal em vigor, e a contabilização desta entrevista na RTP que, andam para aí a anunciar, acontecerá na quinta-feira à noite.

Claro que a dívida poderia ser perdoada se o senhor em causa se disponibilizasse a vir para o continente durante 102 dias seguidos, com vista a proceder à mastigação, e posterior engolimento, dos dejectos caninos recolhidos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. E de Setúbal, já agora. Isto em plena luz do dia e trajando unicamente umas collans roxo-vivo. De Lycra. Mas tenho cá uma desconfiança que ele não esteja para isso.


N.R.1: quero ressalvar, bem ressalvado, que o simpático povo madeirense nada tem a ver com esta dívida, que isto já se sabe: dívidas do estado ao estado, ninguém em particular paga, pagamos todos.

N.R.2: ainda pensei aproveitar o título para visar a versão “desportiva” do Dr. Miguel Sousa Tavares, mas depressa constatei que a revolta não era assim tão grande que merecesse dedicar palavras a tal personagem. Talvez para uma próxima...

8 Comments:

Blogger Rafeiro Perfumado contribuiu com estas palavras sábias:

CHiça! Atão tu querias trazer o gaijo para o continente? A única coisa que me faz suportar a imagem do meco é saber que há um oceano a separar-nos!

outubro 31, 2006 11:47 da tarde  
Blogger mfc contribuiu com estas palavras sábias:

Ele é o Belmiro da Madeira... quer mandar no Côtenente!!
Mas o pior de tudo foi mesmo o nosso Benfica!

novembro 01, 2006 1:43 da manhã  
Blogger antónio paiva contribuiu com estas palavras sábias:

................
de facto há mesmo marés de azar
................


Abraço e bom feriado

novembro 01, 2006 9:17 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

rafeiro:
Eu não o queria trazer para cá, ou por outra, trazer até trazia, mediante certas e determinadas condições; nomeadamente besuntá-lo com feromonas bovinas e obrigá-lo a passar uma noite com o melhor semental bravio da península ibérica (mas, como disse, desconfio q um e outro estejam inclinados para satisfazer as minhas condições)

mfc:
ele e o sr.belmiro, venha o pinto do porto e escolha (q é com quem diz, o demo)

qto ao Glorioso, hoje têm uma bela oportunidade para m darem mais uma alegria daquelas, e eles sabem como isso é importante, e s não sabem, deviam saber!

chuva:
Eu diria q mais q marés, há terras de azar, neste caso terra rodeada de marés (vulgo ilha)

em relação a mim, enquanto o mEu azar for destes, ando Eu mto satisfeito ;)

gde abraço

novembro 01, 2006 10:36 da manhã  
Blogger Unknown contribuiu com estas palavras sábias:

Disto tudo o que mais me chateia é mesmo o Benfica ter perdido com o Porto e ter que levar com os morcões a melgarem-me! ;-)

novembro 01, 2006 4:12 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

cruzeiro:
deixa estar q eles já têm o q merecem - uma corrente de ar gelada cada vez q têm de assistir a um jogo nocturno e o unico presidente do futebol mundial q tem um filho - "lindo", diga-se - com o guarda-redes da equipa de futebol

Eu, se tivesse q levar com murcões, fugia para a madeira...

novembro 01, 2006 4:24 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

.............................................. GARGALHADAS............



O bicho da madeira em collants roxo-vivo?


Que mau feitio! Logo vi que o Benfica tinha perdido!...:D))))))

novembro 02, 2006 11:20 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

Eu espero sinceramente q essa do "mau feitio" não seja dirigida a este q escreve...

novembro 02, 2006 12:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home