Comanditíase botanoesquimose (um ensaio enorme, como se impõe)

Este texto surge em defesa/homenagem desses companheiros sem os quais nenhum homem (e algumas mulheres) se viam privados de momentos de êxtase únicos nesta efémera passagem pelo mundo dos vivos – os comandos à distância (ou controlos remotos, numa terminologia mais técnica).

Desde o rompimento da película plástica que os protege - talvez um claro e romântico paralelismo com a virgindade, talvez – que ali ficam eles dispostos a serem escravizados pelas nossa mão tiranas e ávidas de dedilhar por tudo o q é botão. Em troca de quê? De nada. Carrego, após carrego, estes pequenos e disponíveis servos satisfazem o nosso desassossego sensorial (visual, auditivo, térmico e o raio que nos parta) sem greves ou pedidos. Limitam-se a enviar os seus feixeszitos de infra-vermelhos ao serviço das nossas ordens mudas. Sim, porque quantas vezes pedimos gentilmente? Quantas vezes há uma retribuição ou participação de apreço? Por vezes bastaria um “muda lá para o terceiro canal, por favor” ou “Vou baixar o volume, está bem?” ou ainda “Obrigado por teres arrefecido o ar”. Mas não, agarramos, carregamos e pousamos – quando não amandamos para cima do sofá…

Pois bem, tudo tem um limite físico, até os comandos. Eles não refilam, é verdade, mas também vão envelhecendo, desgastando-se com a passagem do tempo e, sobretudo, com a servidão de uma vida dedicada à obediência sem reservas.

É por isso que hoje Eu venho alertar para respeitarmos um pouco mais os nossos/ vosso comandos. Eles merecem, todos nós sabemos que sim. Ainda para mais agora, que foi diagnosticada a doença que põe término à utilitária vida de um comando original – a Comanditíase botanoesquimose. Sim, não foi a tempo do prémio Nobel deste ano, mas concerteza será num dos próximos sufrágios, já que se trata de uma das mais reveladoras descobertas ao serviço de uma humanidade mais próspera e satisfeita.

Então, qual Messias carregando as mágoas da enorme comunidade de rectângulos com botões, cá estou Eu para revelar os sintomas de uma maleita que, mais antes ou mais depois, acabará por afectar e levar ao óbito cada um e todos os comandos por esse mundo a fora.

O primeiro mandamento a reter é que a Comanditíase botanoesquimose é inevitável, mas pode-se adiar, se tivermos atenção aos seguintes sinais, que, sendo sequenciais, não têm períodos definidos, pelo que há que prolongar cada um de forma a que o fim seja o mais distante possível. E são:

1- A doença começa a manifestar-se com desaparecimentos estranhos, normalmente o refúgio escolhido é o sofá – interior ou debaixo – podendo também ser uma ou outra peça de mobiliário. Quando o seu comando começar a desaparecer inexplicavelmente, já sabe – a doença apanhou-o e ele esconde-se pela vergonha de saber que o fim começou. Não o insulte, nem à sua família. Compreenda-o e acarinhe-o, daqui para a frente espera-vos uma fase difícil.

2- O próximo sintoma será o progressivo apagamento dos caracteres anexos a cada um dos botões. Começa pelos algarismos, mas alastrar-se-á a todos os outros. Aqui o mal já se está a efectivar de forma perigosa, não adianta recorrer a operações cosméticas como o uso de canetas. Há que começar a poupar o seu comando.


3- A seguir chega o desrespeito pela ordem recebida. Não é por mal que o comando não obedece quando carrega num botão, é mesmo insuficiência fisiológica, e nem vale a pena estar a carregar com muita força. Apesar de isto às vezes resultar, só está a sacrificar-se a si e ao “bichinho”. Se me permite o conselho, está na altura de ir à loja chinesa mais próxima, adquirir um comando de substituição, e guardar respeitosamente o seu comando original numa gaveta, ou num altar iluminado com velinhas aromáticas de todas as cores, montado expressamente para o efeito.

4- Se não optar pela substituição, esteja preparado para assistir a um processo de degradação que em nada o dignificará. Nem a si nem a ele. Este processo inicia-se com a separação das tampas em cada queda, por mais suave que seja, e em breve passará para o esventramento das pilhas e peças afins. É dramático e desnecessário.

Posto isto, espero veementemente que esta exposição ajude no futuro das relações Homem/comando, para que, em conjunto, possamos unir dedos e botões na construção de sociedades mais equilibradas e harmónicas para o desenvolvimento de um mundo que se quer moderno e em paz entre todos os seus participantes.

8 Comments:

Blogger 100smog lda. contribuiu com estas palavras sábias:

:) ehehhehe alto texto!

outubro 23, 2006 1:40 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Ufa, pensei que era só Eu(?) que dava cabo de tudo!!!...:P

outubro 23, 2006 1:52 da tarde  
Blogger Boop contribuiu com estas palavras sábias:

Não aos comandos multifunções!!!!
Não aos comandos multifunções!!!!
Não aos comandos multifunções!!!!

LOL

outubro 24, 2006 1:29 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

100smog lda.:
ainda bem q achaste (não te esqueças d mandar o NIB para Eu fazer a transferência, de acordo com o combinado - era a 34 cêntimos o elogio, e a 68 o elogio exagerado, não era?)

inha:
de tudo?!?! mas tudo não é muito, oh anti-midasInha? pergunto Eu

inês:
vês? era dessa ingartidão que Eu falava...

outubro 24, 2006 11:00 da tarde  
Blogger Rafeiro Perfumado contribuiu com estas palavras sábias:

Eu bem falo com ele, acarinho-o, dou-lhe festinhas mas o sacana teima em não me responder! Será culpa da etiqueta "Made in China"?

outubro 25, 2006 11:28 da manhã  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Tudo!!!:P

outubro 25, 2006 2:10 da tarde  
Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

em boa hora leio sobre esta doença...muito úteis os teus conselhos.obrigada.

outubro 29, 2006 1:05 da tarde  
Blogger Tia Cremilde contribuiu com estas palavras sábias:

Meu anjo... peço imensa desculpa, mas realmente a tia falhou!! Espero que nesse teu coraçãozinho enorme arranjes um espaço para perdoares a velha tia!! Não há desculpa que pague não vir aqui com mais assiduidade, mas a verdade é essa mesmo: tenho trabalho até à ponta dos meus sexy's cabelos brancos e infelizmente, de vez em quando, a genialidade dos posts dos meus sobrinhos passa-me ao lado!

Beijoca

novembro 14, 2006 4:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home