Vucabuláriu

Escolheu ontem o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa dizer acerca do Ministro da Economia – Prof. Dr. Manuel Pinho - qualquer coisa muito parecida com isto: «Tem um vocabulário fraco, coitado. Deve ser falta de leitura...». E disse-o porque o referido Ministro tinha reconhecido um erro recorrendo à expressão «Foi um erro infantil».

Em relação ao erro do Ministro, e à forma como escolheu rectificá-lo, nem sequer vou gastar letras para comentar (no fundo, este não quer ficar atrás dos outros, presentes e passados). O que me está mesmo a preocupar desde então - chegando ao ponto da quase insónia pós-almoço – é a afirmação do Prof. Marcelo. É que Eu não sei o que quer dizer “vocabulário”, e isto faz com que sinta que, possivelmente, tenho de começar a ler para poder acompanhar a prosa eruditamente arrevesada do distinto e superiormente letrado Professor. Aliás, com este tipo de palavreado não sei sequer se o próprio Ministro entendeu o recado.

(Professor, sei que me está a ler - lê tudo para saber tudo, não é? – e por isso aproveito para lhe rogar que se empenhe no sublime esforço de refrear o ímpeto da língua, e tente discursar ao nível dos mais “coitados” que não têm a oportunidade de ter 754 livros por dia como Sua Excelência)

6 Comments:

Blogger Rafeiro Perfumado contribuiu com estas palavras sábias:

Mas que raio de texto é este? Ou fazes posts com palavras curtinhas (no máximo 3 sílabas) ou a malta não percebe nada, pá! Deves pensar que somos todos como o Marcelo, não?

outubro 16, 2006 9:32 da tarde  
Blogger Mac Adame contribuiu com estas palavras sábias:

Chamaste a atenção para um aspecto importante: de facto, o homem lê tudo o que por aqui escrevemos, uma vez que ele lê MESMO TUDO (!!!), segundo diz. Boa. Nunca tinha pensado nisso. O Martelo a ler-nos, imagine-se! Do Pinho também não falo, não sou insensível ao drama dos atrasados mentais.

outubro 17, 2006 2:08 da manhã  
Blogger Tia Cremilde contribuiu com estas palavras sábias:

e quem fala assim não é gago!!

querido eu, apercebi-me de uma falha gravíssima... ainda não levou com um link no blog da tia... vou já tratar disso!

beijoca e boa semana!

outubro 17, 2006 11:21 da manhã  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

O que esse e outros pilares da sapiciência ainda não perceberam é que não vale de nada lerem se depois não sabem o que fazer com isso. (esta foi de mestre, diz lá...:P)

outubro 17, 2006 12:19 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

rafeiro:
achas mmos q Eu m excedi? desculpa lá, é q já li as primeiras três páginas do dicionário

macaco:
a nossa sorte é q o q ele diz não se escreve, senão tinhamos de levar com ele a dizer as coisas duas vezes (se é q Eu m faço entender)

tia:
isso não é uma falha, é um sinal se saúde mental, digo Eu (de qq forma, é uma gde honra constar nesse rol de preferências)

inha:
Eu digo - essa foi de mestrInha!

outubro 17, 2006 12:33 da tarde  
Blogger Unknown contribuiu com estas palavras sábias:

Peço desculpa pela minha ignorancia, mas o que é Excelência? ;-)

outubro 17, 2006 8:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home