IPO

Ontem fui lá.

Isto dito assim, a frio, até arrepia, não é? Pelo menos Eu fico gelado. É uma sigla que me lembra sempre o quanto a vida pode ser injusta e dolorosa. É precisamente por este motivo que resolvi escrever este texto (que ando a adiar há algum tempo).

Felizmente não foi a «esse» IPO que fui. Muito felizmente, acrescento. TODO o felizmente. Falo da Inspecção Periódica Obrigatória (aos automóveis). E faço esta analogia, porque é sempre nela que penso quando, numa qualquer berma, aparece um sinal a informar que temos um IPO a não sei quantos metros. É estranho e, sobretudo, é de mau gosto. Não entendo como é possível manter uma sigla comum para duas coisas tão infinitamente distantes na importância. Ainda para mais, no caso das inspecções automóveis, trata-se de uma sigla sem qualquer lógica – seria muito mais coerente indicar a presença de um Centro de Inspecções Periódicas Obrigatórias (CIPO é giro e fofinho, apetece logo lá levar o popó aos senhores do CIPO).

Claro que não há assunto neste mundo com o qual não se possa humorizar - até como forma de exorcizar medos e traumas – mas este é daqueles que me custa relativizar. Lembro-me da primeira vez que reparei em tal infeliz coincidência ter pensado: “Bom, possivelmente este paralelismo siglístico deve-se ao facto de ali se dirigirem verdadeiros cancros automóveis...” mas parei por ali. Por muito que goste de me rir comigo, este é um assunto que me limita a tentativa de humor. Não consigo. Assusta-me.

Portanto, se alguém que leia isto tem algum poder para mudar esta situação, ou conhece outro alguém que conhece outro alguém que tenha, faça-me esse o favorzinho, que Eu fico muito agradecido.

(em contrapartida, e para equilibrar as coisas para o lado das siglas, acho uma certa graça ao FEDER (fundos estruturais do quadro comunitário de apoio), porque dá azo a pronunciar «fdêr», do verbo “Feder” ou “Fecundar” (digamos assim), duas acções quase sempre ligadas à atribuição de um subsídio comunitário – ou cheira mal ou é para «fdêr» quem o recebe)

Bom fim-de-semana

8 Comments:

Blogger Rafeiro Perfumado contribuiu com estas palavras sábias:

Então eras tu o tipo do triângulo... "paralelismo siglístico", gosto desta expressão, sim senhor. Tal como do teu blog, nem que não fosse por ter finalmente encontrado alguém que tb utiliza a palavra "fecundar". Um grande RAUF para ti!

outubro 13, 2006 3:45 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

rafeiro:
não, esse era o mEu primo; Eu era o gajo da tuba

volta sempre q quiseres, que aqui é permitida a entrada a todo o tipo de rafeiros (e mto mais a um perfumado)

outubro 13, 2006 4:12 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Conheces o PEDM?


:P

outubro 13, 2006 5:30 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Não tenho poderes para mudar a sigla mas tenho o poder de te poder dizer que isso também não é importante.
Um beijo muito grande para ti e obrigada :)

outubro 14, 2006 9:29 da tarde  
Blogger Boop contribuiu com estas palavras sábias:

Sabes que foi nesse IPO que eu pensei logo!
LOL

outubro 14, 2006 11:36 da tarde  
Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

(ainda não li, mas lerei)

outubro 16, 2006 3:17 da tarde  
Blogger Unknown contribuiu com estas palavras sábias:

Nunca tinha pensado na coisa por esse prisma...não deixa de ser pertinente esta tua questão.

outubro 17, 2006 9:02 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

felicitações mas esse ipo deve-se ao facto da jae ou outra entidade qualquer como nao fazem nada nem deixam fazer ainda estam por todo o portugal espalhadas pois neste momento a designação é itv inspecções tecnicas de veiculos só que não se dão ao trabalho de as mudar é o país que temos enfim as placas nao são substituidas mas os centros pagam por elas estarem a informar onde se encontra o itv mais proximo um abraço de um inspector sempre atento

fevereiro 23, 2007 12:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home