Os uns e o OUTRO

Neste momento toda a minha gente do Portugal inteiro, e arredores, tem conhecimento do antro de............(neste ponteado cada qual escreve o que quiser, e Eu deixo em branco porque não gosto de escrever palavras muito desagradáveis neste sítio) que é o edifício onde meteram o futebol português. E gostaria de enfatizar “neste momento” e “toda a gente”, uma vez que a parte da gente que acompanha o futebol há algum tempo já sabia de tudo isto desde meados dos anos oitenta, e a única novidade do “neste momento” é que agora os factos saíram das conversas futeboleiras para pomposas transcrições na comunicação social que lhes dão mais veracidade (???).

Bem, mas este aparte foi só introdutório e justificativo para deixar aqui a minha opinião sobre a liga futebolística deste ano. Dada a generalização dos abrangidos (associações e individualidades) nas referidas escutas, Eu acho que o campeonato da primeira liga não se devia disputar, pura e simplesmente. Até se esclarecer toda esta ............(de novo o ponteado) a competição devia ficar suspensa sob pena de quem gosta de futebol continuar a ser enxovalhado com o que dia-a-dia continua a sair nos meios noticiosos (para os clubes que quisessem continuar a competir criava-se um torneio de matraquilhos no escritório do major na Liga Portuguesa de Futebol). Claro que ao revelar isto, estou a cometer uma descomunal injustiça e desde logo uma pergunta se levanta aos mais atentos e informados: então e o Sporting Clube de Portugal, como é que ficava?

Ora, também pensei nisto, e como o SCP levita acima de todos os clubes e organismos que têm andado putrificar o futebol português – a que chamam “sistema” – havia que resguardar a sua condição imaculada e criar uma prova competitiva própria onde o SCP não se visse privado de demonstrar todos os seus princípios morais e justiça desportiva.

Assim, enquanto não houvesse disputa da primeira liga de novo, criar-se-ia uma nova prova oficial que se chamaria “Liga do Rigor e da Transparência”, como o patrocínio da Associação de Fabricantes de Paquímetros e da Associação Portuguesa dos Industriais de Sacos Plásticos Transparentes, na qual competiriam as seguintes equipas:

- SCP (à cabeça do cartaz, como não poderia deixar de ser)

- Todos os escalões jovens do SCP (porque, para além de serem do SCP, ainda são jovens o que reforça mais a sua inocência – se é que tal é possível...)

- Grupo Desportivo “Os Anjinhos” (GDA)

- “Os Inocentes” Futebol Clube (IFC)

- Sociedade Filarmónica e Recreativa dos Banhados em água Benta Logo à Nascença (SFRBABN)

- Futebol Clube dos Canonizados de Roma (FCCR)

- Ginásio Clube dos Propostos a Canonizados de Roma (GCPCR)

- Impolutos Sport Clube (ISC)

- Associação Desportiva dos Imaculados (ADI)

- Gente Séria Nacional Clube (GSNC)

- Clube Recreativo dos Puros e Íntegros (CRPI)

- Virtuosos Clube de Portugal (VCP)

- Academia Futebolística dos Inatacáveis Portugueses (AFIP)

Todos os encontros se realizariam no Estádio José Alvalade (local sagrado e único no mundo onde o público consegue ver o futebol de uma forma imparcial e justa) e não seria necessária a presença de árbitros, já que estávamos na presença de clubes e praticantes que, tal como o SCP, sabem as regras do jogo e cumprem-nas religiosa e escrupulosamente – quanto muito convidar-se-iam ex-presidentes do SCP, gente acima de qualquer suspeita, como se impõe, para dar o assobio (nada de apitos...) inicial e final de cada uma das partes do jogo.

E assim o futebol português seria uma festa sã e voltaria a ser visto como uma escolinha de virtudes e de homenzinhos bonitos, bem-comportados e sérios.

Bom fim-de-semana

6 Comments:

Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

A ideia de pedir a repetição do jogo Sporting-Paços de Ferreira, que é defendida pelos juristas da SAD do Sporting, é mais um episódio destinado a entrar no anedotário bem recheado do grande pântano em que vive o futebol português, à semelhança do célebre luto sportinguista decretado há uns anos pelo ex-presidente Dias da Cunha.
Infelizmente, nos últimos 25 anos, a história do futebol português está resumida a títulos do FC Porto, entremeados com títulos do Benfica enquanto andava por lá Fernando Martins, o grande amigo de Pinto da Costa em Lisboa.
Para o Sporting, que investiu como ninguém em grandes equipas e em grandes treinadores, ficaram três campeonatos e umas taças sobrantes, conquistados em anos de crise e distracção dos controladores.
Nos anos 90, o Sporting ganhou uma Taça de Portugal e uma Supertaça porque tinha mesmo uma grande equipa, o mesmo acontecendo quando foi campeão em 2000 e 2002, falhando muito ingloriamente um tri-campeonato porque o Boavista de Valentim Loureiro se meteu na luta, presumivelmente por "determinação" do tal "sistema", vencendo a Liga de 2001. Quem não se lembra do anti-jogo e do jogo violento que levou o Boavista ao título?!... Quem não se lembra da protecção dos árbitros a esse tipo de jogo?!...
Apesar do jejum de títulos, é curioso verificar as tentativas do Sporting para abraçar os métodos nortenhos, ao ponto de o "namoro" incluir trocas de jogadores com o FC Porto e transferências de quadros técnicos. É também curioso lembrar o silêncio do Sporting quando a classificação da equipa no campeonato indicava o cumprimento dos objectivos...
O mesmo silêncio, afinal, que se verificou antes do último Nacional-Sporting, e mesmo depois dele. O árbitro Paulo Paraty nunca poderia ser o escolhido e a sua nomeação deveria ter sido recusada ou aceite sob protesto, mais a mais por se tratar de um dos homens do "apito dourado". Mas ele acabou por dar a vitória ao Sporting que, com os três pontos no bolso, assobiou para o ar e para os lados. Também a nomeação de João Ferreira deveria ter sido chumbada pelos dirigentes sportinguistas antes do jogo com o Paços de Ferreira, nomeadamente por anteriores graves prejuízos que esse árbitro já provocou ao clube leonino.
O "sistema" mafioso que domina o futebol português é tão requintado que, em apenas dois jogos, conseguiu arrumar com a legitimidade de quaisquer críticas do Sporting. Numa jornada, o "sistema" deu três pontos na Madeira, ante o silêncio cúmplice do clube. Noutra, logo a seguir, tratou de retirar os mesmos três pontos. Enquanto isso, o FC Porto faz o seu caminho sem arbitragens polémicas, repete excelentes inícios de campeonato em termos de facturação de pontos e, como noutros anos, ganha balanço para mais um título...
Neste quadro, a argumentação que a administradora da SAD Rita Figueira e outros juristas do Sporting estão a reunir deixa de ter sentido, nomeadamente por já ter passado a ideia de que o clube só está contra quando é lesado, calando-se quando é beneficiado. Foi, de resto, o que se passou na última temporada, num Sporting-União de Leiria, em Alvalade, em que a equipa de arbitragem ignorou um golo limpo dos leirienses, evitando assim a derrota leonina. E também não consta que Paulo Bento, num assomo de "fair play", tenha pedido a repetição desse jogo, como agora Soares Franco acha que o treinador do Paços de Ferreira, José Mota, deveria fazer...
É por estas e por outras que o Sporting, nesta cruzada pela repetição do jogo com o Paços, pode ter o apoio dos adeptos e simpatizantes mais ferrenhos, mas não tem, seguramente, o apoio da opinião pública. Nem sequer legitimidade.

setembro 22, 2006 5:18 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Sorry. Não percebo nada de futebol.:o(

setembro 22, 2006 5:38 da tarde  
Blogger Zeca contribuiu com estas palavras sábias:

Sabes que mais?
Antes seguia o meu Sporting de lés a lés, mas ando tão irritado com os mafiosos do pontapé na chicha que só me apetecia ser Procurador-Geral da Republica.
Levava tudo a eito.
Majores, Presidentes, Árbitros, Observadores etc. etc., levavam para contar.
Punha tudo na vindima na apanha da batata a apanhar sargaçal e sei lá que mais.

Excelente fim de semana para ti meu Amigo.
Fica bem

setembro 22, 2006 7:02 da tarde  
Blogger Belzebu contribuiu com estas palavras sábias:

Estádio José Alvalade?? Onde fica isso???

eheheh!! Saudações infernais!!!

setembro 22, 2006 7:04 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Uma boa semana!:)


BeijInha

setembro 25, 2006 5:20 da tarde  
Blogger Unknown contribuiu com estas palavras sábias:

Esqueceste-te de um dado importante no mundo da fantasia, é que o Pai Natal existe. ;-)

setembro 27, 2006 2:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home