Esclarecimento

Já me disseram: “ Eh pá, o teu blogue é muita chato! É só letras, tudo preto, nem uma imagem…”; ao que Eu respondi: “Vamos lá a calar e a agarrar nos baldes que a fossa não se despeja sozinha”. Isto para dizer que Eu não gosto muito de ornatos (bem, dos Violeta gosto), nem em mim nem nos meus pertences, e, na minha opinião, isto do tuning nos blogues é coisa quase tão irritante como o fenómeno que o inspira. É que tenho para a minha pessoa que um blogue deve ser um espaço que vale pelo que diz e não pelo que mostra. Deve estimular a inteligência e não os olhos, pelo que a dispersão visual (boa ou má) só contribuirá para atenuar o seu verdadeiro conteúdo. Claro que não estou a tentar dizer que um blogue que tenha muita cor é necessariamente um mau blogue, longe disso, mas se repararem, os melhores, aqueles que definitivamente vingaram e se materializaram em papel de livro (best sellers, por sinal) eram simples ecrãs com letras. “Foram” Os blogues! (o meu pipi e o gato fedorento). E dentro do género ainda há bons exemplos vigentes e bem pulsantes, como o blogue do Bruno Nogueira ou o do Pedro Ribeiro, entre muitos outros.
É que se pode "enriquecer" ou dedicar um blogue à imagem, sem o equiparar a um carro alegórico carnavalesco ou a uma banca de loiças da Praça de Espanha, como é o (bom) exemplo do Corvo.
Não quero com isto passar a ideia que o meu blogue é melhor que os outros (e muito menos comparar-me aos melhores, descansem os mais inquietos), ou que a minha tese filosófica bloguista é que é a correcta, apenas pretendo justificar a minha austeridade estética e estilística, porque se ninguém vier aqui para ler o que escrevo, de certeza que também não virá para ver publicidade, um bonequinho a saltar, uma flor a desabrochar ou a última fotografia de família.


PS: já agora quero informar que os posts não são descartáveis e muito menos biodegradáveis, por isso quem vai a um blogue deve ler TODOS os posts até então publicados para perceber verdadeiramente onde se está a meter, e poder decidir (após meditação em jejum durante 3 dias) se volta ou não.

19 Comments:

Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

E é assim o meu adorado Grilo Falante....

dezembro 13, 2005 6:01 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

oh miss.isaurinha, mas tu ainda vens aqui ler isto?
és sempre bem vinda, e ainda por cima dás-te ao trabalho de comentar e tudo! mal de Eu se não fosses tu.

bjs

dezembro 13, 2005 6:04 da tarde  
Blogger saltapocinhas contribuiu com estas palavras sábias:

confesso desde já que não li o blog todo... ainda. Quanto aos "enfeites" tens razão, não gosto também de blogues muito enfeitados: muita parra, pouca uva! Já quanto aos fundos pretos tb não gosto porque me custa a ler (não sei se custa a toda a gente ou se só a mim que já devia ter ido ao oftalmologista há muito tempo...)
Obrigada pela visita, volta sempre!

dezembro 13, 2005 9:52 da tarde  
Blogger Freddy contribuiu com estas palavras sábias:

O meu blog é cheio de merdices mas n é de todo tuning... Apenas o faço como gosto, é a mesma coisa q decorar uma casa. À minha maneira.

Abraço grande da Zona Franca e obrigado pelas visitas regulares. Eu vou aparecendo também.

dezembro 14, 2005 7:12 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Não sei se posso comentar porque ainda estou no 2º dia de jejum... volto amanhã

dezembro 15, 2005 12:22 da manhã  
Blogger Ana contribuiu com estas palavras sábias:

Já não é preciso mais nada...
Se vem o Freddy da Zona Franca, eu venho também, que ele é de gritos...
E o Pingu, não vem ?
O Pingu é lindo, o Pingu é querido !

março 03, 2006 1:26 da tarde  
Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

enfeites???enfeites é comigo!!!ao contrário do teu o meu só tem imagem...pouca prosa que sou de poucas palavras...ao contrário do teu, o meu é branco.
concordo contigo,mas tb detesto aqueles textos intermináveis sem ponta de humor, que a bem dizer não é o caso!

março 06, 2006 8:54 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

cara ana, isto de vir aqui e não deixar nada q permita uma visita não está de acordo com as leis da blogoesfera publicadas no Abrupto, portanto vamos lá a deixar um endereço, que Eu espero...

março 08, 2006 1:12 da manhã  
Blogger Unknown contribuiu com estas palavras sábias:

eu tenho por hábito juntar uma foto ao texto... de qualquer forma não deixas de ter razão.
Por outro lado também acho que devias alterar a cor da letra é que isto dá cabo da vista.
Quanto ao tamanho da letra basta que cada leitor carregue na tecla Ctrl e ande com o scroll do rato que o tamanho aumenta ou diminui consoante se queira.
Bjokitas

abril 18, 2006 1:22 da manhã  
Blogger Cláudia contribuiu com estas palavras sábias:

Mai nada.
Apesar de ter mudado o meu blog há pouco tempo...quis mudar...
As unicas mariquices que tenho são os olhos e as barrinhas de aniversario dos meus sobrinhos.
Mas concordo contigo...
Alem disso...quero uma musica dos pearl jam no blog...a tua favorita faxabor :)

novembro 15, 2006 5:49 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

cláudia:
as crianças nunca são mariquices, são o melhor do mundo, como dizia o outro já ido

isso da música no bló é q não, mas s pusesse sem dúvida que era o eddie e companhia os escolhidos

;)

novembro 15, 2006 11:50 da tarde  
Blogger ... contribuiu com estas palavras sábias:

Epah dps d te ler só me apetece dizer: há blogues fantásticos não há?? (isto escrito pela Terezinha tinha, d facto, outra piada!)
abr
:)

dezembro 09, 2006 10:59 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

nuno,
então não há! Eu próprio já vi alguns , e agora vou já a caminho do teu, queres ver?

um abraço e worta sempre (isto dito pelo ricardo não tinha tanta piada como se fosse a terezinha - e as duas duas amigas - a escreve-lo)
;)

dezembro 09, 2006 12:12 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

E porque não complementar a lista dos interesses com, para além do SLB, os PJ! Hem ...
Bjs

junho 01, 2007 6:32 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

pq Eu não tenho assim gde interesse pela Policia Judiciária, anónimo

(tb retribuia os teus bjs, mas não costumo mandar bjs anónimos ;)

junho 02, 2007 12:25 da manhã  
Blogger Vanessa Lourenço contribuiu com estas palavras sábias:

Concordo com o que dizes, acho que um blog deve ter a cunhagem do seu respectivo escritor mas nada de muitas mariquices, ou melhor, sem mariquices. Gostei da parte do jejum de 3 dias e muita meditação, algo relacionado com os picos tibetanos ou sou eu que viajo demais na maionese? um beijo.*

setembro 20, 2007 7:52 da tarde  
Blogger Ana contribuiu com estas palavras sábias:

Começo a perceber que só mesmo Tu pra te saires com esta. Demais! Mas, jejum? ah não, que a minha tensão é baixa e a carne é fraca...

Por acaso, passo-me totalmente com o tunning da pópózada. Eles são luzes psicadélicas a cegar o incauto e depauperado condutor (que não tem massas pra essas mariquices), eles são turbos a poluir (está explicado o porquê do aquecimento global) o ar e os tímpanos dos incautos e depauperados ouvintes (e de alguns surdos também), eles são pneus, eles são faixas, eles são pinturas...tudo para nos fazer lembrar que somos incautos e depauperados condutores...

Quanto ao tunning dos blogs, possa, bela comparação. Nunca me lembraria disso. Posso roubar-te a ideia ou tens direitos de autor?? =)
Contudo, penso que o tunning bloguistico esteja mais relacionado com a pessoa que bloga do que com a mariquice que a move. Por exemplo, a minha mariquice preferida é um relógio-pássaro; e fanática como sou pela passarada...

No Teu caso, julgo que consegues transmitir imagens somente através de palavras. Não precisas de mais. =)

outubro 02, 2007 8:25 da tarde  
Blogger Olá!! contribuiu com estas palavras sábias:

Tu precisas de duas coisinhas simples, talvez 3...
- Livrar-te da macumba que te lancei
- Uma mistura de chá preto e branco
- Umas fotos a cores???? ou a preto e branco???

Vou-te linkar para não me esquecer de vir cá ler um bocadinho, sempre que o tempo permitir, pode ser???

dezembro 17, 2007 10:44 da manhã  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

necessario verificar:)

novembro 20, 2009 1:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home