Um post fresquinho

Fresco, um adjectivo estragado, como de seguida provarei por A + B, e + outras letras.

O que chega logo à lembrança quando ouvimos a palavra “Fresco”? Frio, não, é? (pelo menos para grande parte das pessoas é; Eu encarreguei-me de encomendar à Universidade Católica uma sondagem daquelas que falham pouco nas eleições…). Isto é tanto verdade, quanto as manhãs e as noites são os períodos mais “frescos” das 24 horas (e desta forma calo o remoinho de cepticismo que já se enrolava desse lado)

Ora, se assim é - e é – porque é que o peixe fresco é precisamente aquele que não passou pelo gelo (processo que o tornaria mais frio, e , logo, mais fresco)?

E a fruta? Tanto é fresca quando sai da árvore, como quando sai do frigorífico. Quando, então, é mais fresca? E porquê?

Mas o que, dentro deste contexto de temperatura baixa, é mesmo aberrante é o pão. Quando é que o pão é mais fresco? Por incrível que pareça, a resposta a esta singela pergunta chega direitinha do forno. O pão é mais fresco quanto menos tempo decorrer da sua cozedura, ou seja, no limite, o pão mais fresco é o que está quentinho!

(E já nem refiro os frescos da Capela Sistina, tema demasiado “fresco”, digamos, para abordar num local onde reina totalitariamente o escuro do preto e o claro do branco)

Eu bem sei que todo este encadear de lógicas descartáveis parece saído do tempo de alguém que aparenta já estar farto de coçar os tais. Mas não é. Primeiro porque não estou farto coisa nenhuma; segundo, porque não foi o tempo abundante que patrocinou este emaranhado de palavras; e terceiro, porque o que realmente me moveu foi a inveja daqueles que proliferam a confusão. Se até o Mateus veio de Angola para confundir a Lei, a Justiça e a Opinião Pública e Privada deste luso país, porque cargas de água não posso Eu dedicar-me à génese do caos mental? Sei que começo com uma pequenina célula, muito pequenina mesmo, mas sinto que o processo mitótico está a desenfrear-se, e, quem sabe, degenerará numa teoria digna duma peixeirada daquelas parlamentares. Quem sabe, hã?

8 Comments:

Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

TU é k és fresco!!!

(opinião fresquinha!)

agosto 30, 2006 2:08 da manhã  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Ora aí está um assunto capaz de me tirar o sono por quinze dias (pelo menos)... :P Vou ali e já venho.

agosto 30, 2006 11:33 da manhã  
Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

|
|
Celorico da Beira
|
V
Trancoso
| |
v v
A dos Ferreiros| Golfar
Zabro | Moreira de Rei
Cótimos | A do Cavalo
Rabaçal | Casteição
Carvalhal | Paipenela
Coriscada | Sapateira
Marialva | Outeiro de Gatos
Gateira | Enxameia
Longroiva |
|
V
MEDA

agosto 30, 2006 9:39 da tarde  
Blogger Unknown contribuiu com estas palavras sábias:

Eu por exemplo sempre pensei que Mateus era um vinhito, mas afinal parece que não.
Mas olha que com tanto fresco por aqui, acabei por ficar com frio. :-)

agosto 30, 2006 9:46 da tarde  
Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

um convite se por acaso passeares por aquelas bandas:
http://casadacultura.blogspot.com/2006/08/exposio-uem.html

até final de setembro.
já te indiquei o caminho.
beijinhos

agosto 31, 2006 12:39 da manhã  
Blogger marCOX contribuiu com estas palavras sábias:

é só frescura! hehe

agosto 31, 2006 1:16 da tarde  
Blogger desculpeqqc contribuiu com estas palavras sábias:

Ufa, deixaste-me a transpirar apesar de me sentir fresco.

setembro 02, 2006 12:29 da manhã  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Olá preguiçoso... :P

setembro 05, 2006 3:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home