E pode ser anão?

“Descobridor ou inventor? Cientista ou poeta? Político ou artista? Corajoso ou talentoso? Quem é, para si, o maior português de todos os tempos… de Afonso Henriques até aos dias de hoje? É este o grande desafio que aqui lhe lançamos.”

É este o desafio que a RTP está a promover de três em três minutos em qualquer ecrã aceso e sintonizado naquele canal. Assim, à partida, não me parece coisa que esteja rumada ao sucesso, nem ao interesse da gente deste país, porque se há coisa da qual nós, os portugueses, não queremos saber para nada é dos outros portugueses. Muito menos dos “Grandes”, se é que esta nação intemporalmente miserável alguma vez teve ou terá tal coisa. Isso dos “Grandes”, seja o que for, só há lá no estrangeiro, que infelizmente acaba já aqui ao lado, em Espanha (pois é, como cúmulo supremo deste fado eterno nem sequer houve “estrangeiro” suficiente para completar a Península Ibérica).

Mas assim como assim, ao ler isto “Tem à sua disposição uma lista de sugestões, com alguns dos Grandes Portugueses, apenas para sua informação. Entre aqui e procure o seu favorito. Mas não se esqueça, tem toda a liberdade para nomear quem quiser.” Eu resolvi sossegar a curiosidade e espreitei para ver a lista dos tais supostos “Grandes Portugueses”. Deixando os olhos escorregarem até ao fim uma coisa me inquieta nestas “nomeações”: Faltam uns quantos. Eu diria até que faltam muitos. Como tal, e usufruindo do direito que me é conferido pela última frase do parágrafo chamariz, aqui ficam as minhas nomeações complementares:

A minha mulher; os mEus filhos; o mEu pai; a minha mãe; a minha irmã; os mEus sobrinhos; os mEus sogros; os mEus cunhados; as minhas tias; os mEus tios; os mEus primos e primas; todos os que pertencem à minha família mais afastada; os mEus amigos (independentemente do género e da intensidade); os mEus conhecidos; os mEus vizinhos; vocês e toda a vossa família e vizinhos; todos os que, sendo cá nativos, insistem em continuar a habitar Portugal, resistindo aos co-cidadãos que tornam ou querem tornar esta terra pior do que é, foi ou podia ser.

13 Comments:

Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

rasante:
não és portuguesa, mas carregas este fado de vir aqui parar de vez em quando (e Eu sei o q isso custa)

outubro 09, 2006 11:59 da tarde  
Blogger Boop contribuiu com estas palavras sábias:

Pois é, mas confesso que fiquei ligeiramente curiosa, espero qeu a votação não vá parar aos tão badalados Eusebio e Amália... (se for vou ficar sem saer se falam ou não das lontras do oceanário de lisboa...)

outubro 10, 2006 12:28 da manhã  
Blogger Isabel contribuiu com estas palavras sábias:

Eu sou Portuguesa e digo-te que infelizmente quem torna esta terra pior do que podia e devia ser são Portugueses como eu e tu. Muitos até patriotas como eu, infelizmente não é o amor pela nossa terra que nos dá a consciência do que está certo ou errado... infelizmente de todos erros cometidos contra a nossa terra só a nós podemos culpar. Deixamos que um povo de herois se tornasse num povo de cobardes movidos unicamente pelo desejo de bem estar financeiro. Escravos em rebanho é o que temos, como não haveria Portugal de estar assim?
Um grande Português? O meu pai que me ensinou a pensar por mim...

Isabel

outubro 10, 2006 12:15 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

O Rei D. Duarte.


*

outubro 10, 2006 2:56 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

ines:
Eu acho é q tb podiam fazer a votação inversa - o pior português - de certeza q tinha muitos mais votantes, não achas?

isabel:
a mim o q m custa é ver que este rebanho, na ansia da fuga a "pastores" auto-surdos e quase cegos (mas nada mudos), se deixar atrair por uivos de alguns lobos, em vez de marrar a direito, seja para onde for

no fundo, não passa de uma das faces dessa mesma moeda da covardia de que falavas

Eu por mim, continuo a preferir olhar e berrar para aquilo que é realmente bom e unico; o resto sempre foi mau e sempre será (ou deixa de ser Portugal)

inha:
Eu estava a precisar mesmo era do rei de copas (ou ainda vou perder esta bisca lambida)
;)

outubro 11, 2006 12:24 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

D. Duarte é um rei de copas.
Atenção se estiveres a jogar King.
Nem sempre é bom termos o poder nas mãos.


;)

outubro 11, 2006 1:38 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

inha:
king? isso é jogo de gente inteligente e aristocrata, Eu sou mais jogo do burro (em pé)

(qto ao poder: quem pode pode, como dizia flatão)

;)

outubro 11, 2006 2:52 da tarde  
Blogger desculpeqqc contribuiu com estas palavras sábias:

bonito, sim senhor, bonito!

outubro 11, 2006 9:53 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

...diz-me Tu A._____________



beijo.

outubro 12, 2006 9:24 da manhã  
Blogger Unknown contribuiu com estas palavras sábias:

Palavras para quê...tu disseste tudo!
;-)

outubro 12, 2006 5:56 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Pátria de tanto ter e haver
berço de tantos canalhas
alguns, até com medalhas
que sugaram tua riqueza
agora, um país de tristeza
sem rumo e sem querer

outubro 16, 2006 1:26 da tarde  
Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

hi five!

outubro 16, 2006 3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

País de tanto ter e haver
berço de tantos canalhas
alguns, até com medalhas
que sugaram tua riqueza
agora um país de tristeza
sem rumo e sem querer.

outubro 18, 2006 10:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home