O sexo dos anjos (parte I)

Numa destas salas que foram feitas para estendermos a espera, à minha frente um menino sardento puxa da voz e pergunta ao seu progenitor «oh pai, porque é que se diz que os anjos não têm sexo?» (talvez entusiasmado por um dos textos da revista “Maria” que segurava nas mãozinhas também pintalgadas).

A resposta veio sob a forma de um calduço na nuca que fez o menino aperceber-se que a distância que vai da testa aos joelhos não é assim tão grande quando estamos sentados.

Esta situação, para além de uma demonstração de violência gratuita para com crianças com sardas quase dispensável, revela o desespero de alguém que nitidamente não sabe o que haveria de responder.

É assunto tabu, discutir o sexo dos anjos, «nem vale a pena falar mais, é como discutir o sexo dos anjos» diz-se quando já não se quer prolongar mais a conversa.

Pois bem, Eu já não posso com esta obscurantismo imposto, esta dúvida permanente, esta “desnoção” a que os coitados dos anjos estão sujeitos de cada vez que se fala deles. E daqui, deste teclado, lanço a explicação em auxílio de todos os pais de crianças com sardas e daqueles que estão a pensar gerar este tipo de miúdos.

Não é porque não queremos falar disso, ou simplesmente porque queremos, que os anjos não têm sexo. Não. Os anjos não têm sexo porque não podem. Como vou desmontar, trata-se de um pressuposto lógico de quem tem asas e vive no céu.

Antes de mais, a expressão “não ter sexo” bifurca numa dicotomia contextual: não ser sexuado ou não exercer funções sexuais. Ambos os casos estão interditos à seita dos anjos (é assim, quem os manda terem estudado para aquilo?)

Hoje vou abordar o primeiro caso, está bem? A outra parte da explicação aparecerá em separado, senão o texto é muito longo e corro o risco de perder os quatro leitores que ainda restam.

Como será fácil de perceber, os anjos não precisam de sexo para nada no que concerne à função purgatória do mesmo. Os anjos vivem no céu e no céu não há água, a que se acumula cai toda cá para baixo, como é fácil de ver nestes últimos dias. Devido aos custos de importação e à elevada burocracia, também não há qualquer outro tipo de líquidos potáveis. Deus ainda pensou em falar com o sr. Sousa Cintra para abrir por lá uma cervejeira, mas ao preço a que estão os transportes para o céu nem Um nem outro foram nisso. O céu ficou como estava e a fábrica veio primeiro para Santarém e agora está a preparar-se para ir para o inferno, que fica mais em conta já que é sempre a descer. Portando, se os anjos não bebem, também não despejam. E se não despejam não precisam de nenhuma peça anatómica para despejar (é a chamada evolução selectiva de que Darwin tanto falou até a morte o seleccionar a ele).

Por outro lado, mesmo que os anjos quisessem manter um sexozito por motivos estéticos (?) não era lá coisa que ficasse muito bem com asas. Não me parece assim o emparelhamento mais adequado - um par de asasinhas e um par de testículos ou uma brecha a meio do corpo. Isto, para além de correrem o risco de estarem constantemente a meterem o dito nas nuvens ou vice-versa, consoante o género, e sabemos como Deus é exigente com o asseio das nuvens (as nuvens são a única coisa que há para comer no céu e se as brigadas de inspecção sanitária andam em força atrás dos restaurantes chineses, um dia destes também podem aparecer lá por cima de repente).

Também não se justifica terem um sexo (órgão) quando não podem ter sexo (actividade), mas isso é a tal explicação que virá depois...

10 Comments:

Blogger antónio paiva contribuiu com estas palavras sábias:

...............
isto é serviço público
e gratuito
Tu e a tua cruzada na aculturação de uma sociedade
...............

;)

Abraço

novembro 07, 2006 3:24 da tarde  
Blogger Boop contribuiu com estas palavras sábias:

vou seguir a tua dissertação com todo o interesse!!!!!!!!

novembro 07, 2006 6:15 da tarde  
Blogger Irritadinha contribuiu com estas palavras sábias:

ora cá estou a retribuir visitas... e com fortes intenções de cá voltar com elevada frequência!
Fiquei encantada com o teu profile, um homem que adora o SLB ;)
Espero pelas partes seguintes...
beijo

novembro 07, 2006 7:58 da tarde  
Blogger Irritadinha contribuiu com estas palavras sábias:

Mais uma coisa... vais ser linkado...

novembro 07, 2006 7:59 da tarde  
Blogger mfc contribuiu com estas palavras sábias:

Sexo dos anjos é aquele que tem asa, não é?
Tem alguma coisa a ver com o anúncio do Millenium a voar?? É que os banqueiros são anjos... só não sei é se têm sexo!

novembro 08, 2006 1:19 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

bom dia A.n.j.o.


___________________!

novembro 08, 2006 8:11 da manhã  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Eu(?) sou um anjo. Estás desde já condenado ao inferno.

novembro 08, 2006 11:37 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

chuva:
como dizem os espanhóis "it´s a dirty job but somebody got to do it" (Eu nem sei bem o q quer dizer, mas achei por bem internacionalizar os comentários...)

inÊs:
mas olha que coisas ainda piores te esperam (Eu sei porque já li o resto)

irritadinha:
volta, volta,; assim como assim, pior do q o chegas - irritadinha - não irás
o Meu perfil, realmente, é aquilo que mais encanto tem em mim, que Eu sei

;)

irritadinha:
tb por cá aprecerás...

mfc:
Eu acho q sexo com asas é aquele q nunca apanhamos, voa livre q nem um passarinho (ou uma passarinha)

os banqueiros, anjos? acho q não; não devem ter sexo nenhum, é verdade, mas daí a ter asas vai uma grande distância (q o digam os eunucos egípicios)

mendes ferreira:
Eu?!?! oh rapariga, deixa-me cá olhar para baixo...

(bom dia tb para ti, sempre)

inha:
tu és um anjo? coitada! Eu sempre pensei que fosses "activazINHA"

(o inferno não m quer lá, dizem que posso apagar o lume)

:))

novembro 08, 2006 11:56 da manhã  
Blogger antónio paiva contribuiu com estas palavras sábias:

..................
pronto está bem
está decidido está decidido
não se fala mais nisso
.................

:)

Abraço

novembro 08, 2006 2:17 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

chuva:
pode-se sempre falar, não se paga mais por isso, Eu deixo

novembro 08, 2006 2:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home