Assunto sério

Esta manhã fui despertado pela vontade de reflectir sobre um assunto sério. Estou um bocado farto destas abordagens à parte mais superficial da realidade. De certa forma, acho que a idade me impõe a responsabilidade de deixar algo que auxilie a orientação das gerações futuras neste mundo tão desfocado. Como tal, sinto que devo questionar a lógica da palavra “cocó”.

Não tem lógica! E esta é já a primeira conclusão que surge assim de chofre.

Posto isto, e como sei que o assunto merece uma abordagem mais justificativa, há que arregaçar as mangas da linguagem, e passar à explicação para que não restem dúvidas aos que, como Eu, não se limitam a aceitar afirmações assim tão polémicas sem perceberem o âmago das mesmas.

Primeiro, as palavras dissilábicas formadas a partir da repetição de duas consoantes iguais casadas com O têm um som pateta e descredibilizam o substantivo – pronunciem “popó” e “totó”, e reparem como ficam com um ar tolinho a fazê-lo, para além da sensação de desrespeito que se assoma no nosso espírito, perante a injustiça que estamos a fazer a palavras tão nobres como “automóvel” ou “puxinho” (bem, em relação a esta última tenho cá as minhas dúvidas…). Ora, Eu acho que este é um substantivo que ninguém quererá desrespeitar, dada a sua importância para cada um de nós e para toda uma Humanidade, desde os primórdios da fisiologia.

Segundo, se compararmos com “chichi” – a outra palavra “querida” inventada para nomenclar a restante necessidade de expelir resíduos internos – reparamos que esta tem um quê de onomatopaico que a legitima. Podemos mesmo associar “chichi” ao próprio silvo de saída do líquido dourado (chhhhhhh), e ficamos muito mais descansados com a existência da palavra. Agora, cocó? Bem, cocó não tem nada a ver. Eu, com o tempo que cá ando, não sou capaz de relacionar a fonia da palavra com a sonoridade da acção, em nenhum dos momentos que a definem. Mas isto sou Eu, que já deixei de espionar pessoas na sanita há cerca de quatro meses.

Finalmente, se queriam mesmo utilizar C e vogais, então utilizassem qualquer uma das outras. Todas menos o O.

Se fosse A teríamos “cacá”, que serviria de abreviatura à localização da acção, como quem diz ao bebé (e presumo que é para isso que estes termos foram inventados, senão ainda são mais absurdos) o local indicado para o fazer “Faz cacá (cá cá), bebé”. Esta escolha tem ainda a vantagem de ser próxima a “caca”, palavra já inventada para enunciar o produto final.

No caso do E – “cecé”, ou “quequé” mais correctamente – também tinha uma lógica de acção e pedagógica mais compreensível para a criança perceber do que se está a falar: “o bebé quer fazer, quer?” (como, normalmente, temos a tendência de comer os R quando falamos com os petizes, ficaria “o bebé qué fazê, qué (daí o quequé)?”.

Vamos ao I ? Então vamos lá. O caso do I é mais complexo, dado que “cici”, ou “quiqui”, iria assumir uma proximidade fonética com o “chichi”. Mesmo assim, seria mais legítimo que “cocó”. Segundo o mesmo exemplo da fala com o bebé, indicaríamos o local de depósito, tal como no caso do A, “Faz aqui, bebé. Aqui”. Ora, a repetição da palavra “aqui” resultaria facilmente na abreviatura “quiqui”.

O U é uma situação um tanto ou quanto mais delicada, dada a rudeza da sua legitimação, mas, ainda assim, não me furtarei à sua apresentação, já que o espírito de missão a isso me obriga. Ao ver o bebé incomodado, ou chegando a hora, podíamos dizer ao bebé “quer fazer cucu ?” Sim, é mesmo disso que se trata: fazer com o cu (desculpem, mas nestas coisas não há como fugir das palavras). “Fazer com-o-cu” soa mesmo a “fazer cucu”, não é? Pois é.

Contudo, na minha mente, mesmo mantendo a dicotomia das sílabas formadas a partir da repetição de uma consoante e de uma vogal, há soluções muito mais coerentes. Veja-se “fufu” (evocação ao cheiro “fufu, cheira mal”) “pupu” (som) ou “tatá” (“já está!”).

Acho que consegui o meu desiderato, e sinto-me muito mais aliviado.

16 Comments:

Blogger Rafeiro Perfumado contribuiu com estas palavras sábias:

Acabei de ler e é demasiada informação para processar duma vez só. Acho que vou fazer um ó-ó e depois logo volto...

novembro 02, 2006 12:25 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

...................................

Vou mandar-te a conta das fraldas para incontenentes!!!ihihihihihih

E não se diz puxinho, diz-se pixo!:D))))

novembro 02, 2006 12:34 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

O "incontenentes" é da responsabilidade do bicho da madeira...:D))))

novembro 02, 2006 1:14 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

rafeiro:

antes ó-ó q ... tu sabes ( e Eu não tenho q estar aqui a dizer o q poderás fazer qdo não estás embevecido pelas minhas frases, pois não?)

inha e inha:

manda a conta ou uma pedra, Eu aceitarei tudo o q vier, e será bem vindo

cada um chama-o como quer, ora essa!

quererás tu insinuar q, no fundo, há aqui uma continuidade temática entre este texto e o anterior, rapariguINHA???

novembro 02, 2006 4:02 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Eu??????? Nãããããããããã!!!!!!!


:D)))))

novembro 02, 2006 4:26 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

inha:
assim, sim; é q Eu já estava a ficar preocupado com tanta malvadeza numa única pessoINHA...

novembro 02, 2006 4:50 da tarde  
Blogger antónio paiva contribuiu com estas palavras sábias:

..................
isto é ciência pura, porque a dura essa, é um caso sério na hora da CACA, confesso que fico contente por teres ficado ALIVIADO
..................


Abraço

novembro 02, 2006 5:54 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

o delírio....:)


"podre" de inteligente.


amei...
:)))))

beijo-te A.

novembro 02, 2006 6:43 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

chuva:
o pior é o s o mEu alívio corresponde à aflição de outros (e refiro-me aos q o lêem ou tentam...)

mendes ferreira:
"podre", Eu acho que poucas vezes alguém escreveu algo tão acertado neste espaço, como a menina acaba de o fazer

;)

novembro 02, 2006 10:31 da tarde  
Blogger mfc contribuiu com estas palavras sábias:

A temática metafísica sempre me encantou.
Há ânus que penso assim!

novembro 03, 2006 1:04 da manhã  
Blogger Mac Adame contribuiu com estas palavras sábias:

Por momentos pensei estar a ler uma das velhas crónicas do Miguel Esteves Cardoso (talvez possa não parecer, mas isto é um elogio). Mais um momento de pura inspiração, devo confessar-to. Muito bem. Como informação adicional, devo informar-te que, não sei se em todos mas, pelo menos, em alguns países de língua espanhola a tua sugestão "pupu" é já há muito utilizada. Não queria ir por esse caminho, mas talvez esta seja mais uma prova da superioridade espanhola. E da tua, que é muito mais de realçar porque tens o "handicap" de seres (penso eu) português. Mas, como dizem alguns, se bem que não percebo esta afirmação, "são as excepções que confirmam a regra".

novembro 03, 2006 1:55 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

mfc:
e fazes tu mto bem! toda a gente sabe - até Eu - que a metafísica é algo que tem vindo encantar quem realmente se preocupa (são anus e anus a encatar)

adriano:
a prmeira parte do teu comentário só revela que deve ser bastante tarde onde te encontras e por isso deves estar bastante atordoado pelo sono...

em relação ao "pupu", nas linguas anglo-saxonicas se utiliza, o q só reforça q eles são uns entendidos neste tipo de assuntos

no q toca ao "handicap", já deves ter percebido q isso para mim é uma vantagem e não um "handicap" (onde raio é q noutro país existita um símio com a tua acutilância e inteligência ao serviço da exposição de ideias?)

finalmente, a tua visita: é mto bom ter-te aqui de novo; mais q uma honra, é o recordar de coisas boas q se passaram por aqui em tempos

um abraço

novembro 03, 2006 10:57 da manhã  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Simplesmente divinal...adorei!

Maria DaCosta

novembro 04, 2006 4:33 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

maria:
Eu acho q "divinal" é um adjectivo um tanto ou qto exagerado, mas dou-te a minha bençaõ para voltares sempre q quiseres

:)

novembro 05, 2006 3:02 da manhã  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Escreveste 13 parágrafos.
Vem para minha camarata no Júlio.

novembro 06, 2006 12:17 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

susana:
obrigado, mas o sr.dr. disse q o mEu caso se tratava melhor no isolamento de uma sala escura

novembro 06, 2006 2:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home