Pessoal

It's nothing as it seems,.. the little that he needs,. it's home
(Nothing as it seems - Pearl Jam)


Como não podia deixar de ser, nos últimos tempos – para aí nos últimos 15 anos - sempre que preciso de acabar (ou começar) uma noite a ouvir música estes senhores têm de me entrar nos ouvidos. E às vezes também me acompanham de tarde. E de manhã.
Fui-me habituando a ouvir estes sussurros gritados que parecem ter sido escritos e musicados só para me acalmarem em certas alturas, e para me ensinarem noutras. Já os ouvi centenas de vezes (para não dizer milhares, que é a realidade) e sempre, sempre que se repetem entram-me no sangue e só saem pela pele que vão arrepiando. Não sou propriamente um fã dedicado e muito menos um seguidor, sou apenas alguém que se sente agradecido e extremamente orgulhoso de ser contemporâneo destes outros alguéns que conseguem dignificar a humanidade (a deles e a nossa) com as palavras que musicam. Só isso. Alguéns que parecem entender sem conhecer. Alguéns cuja música consegue ultrapassar a mera recreação ou arte para ser algo que une quem os ouve e sente - é quase como uma obrigação, quem gosta de os ouvir identifica-se com quem os ouve; quem segue os seus versos tem afinidade com quem também os segue, mesmo ainda antes de o saber...
Foram um vício durante alguns anos, vício que ficou adormecido durante outros tantos, até que o limpar o pó aos discos - ah pois, Eu às vezes também asseio os meus disquinhos - acendeu de novo a necessidade de os escutar. E como qualquer adição, bastou os primeiros acordes das guitarras; as primeiras batidas; um rasgo da rouquidão agitada ou tranquila, para se instalar teimosamente de novo. Com a mesma fúria na vontade de repetir as mesmas músicas, os mesmos versos, os mesmos gritos sofridos, os mesmos solos de sempre. Estão aí com novo disco – o melhor dos últimos, sem dúvida – mas para mim, são os primeiros que os definem, que os trazem para junto das melhores bandas de sempre, daquelas que realmente dizem qualquer coisa com a música que fazem. Daquelas que não nos deixam indiferentes, estejamos onde estejamos sejam que horas sejam.

(escrevo isto sem qualquer pretensão à verdade absoluta, não passa da minha opinião; e escrevo-o também porque, como tudo o que escrevo aqui, me apetece; e apetece-me porque nesta noite em que se repetem vezes sem conta músicas como Black, Immortality, Yellow ledbetter, Last kiss, Wishlist, Thin air, etc. lembrei-me, também mais uma vez, que em Setembro eles estarão por cá novamente. E eu não vou...)

2 Comments:

Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

http://anaabrunhosa.blogspot.com/2006/04/coincidncias-ou-magias.html

AQUI também se ouvem!

maio 16, 2006 11:42 da manhã  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

maio 20, 2006 7:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home