Transfonias

(INSTRUÇÕES: de forma a que possa usufruir deste texto em toda a sua plenitude, que não é muita, deverá pronunciar em voz a alta as frases escritas com letras capitais, tendo em atenção especial às sílabas em bold, que deverão ser repetidas até conseguir aperceber-se do seu segundo significado, mesmo que este processo o arraste para a exaustão das cordas vocais. Como tal, tente perceber o mais rápido possível, que Eu não quero ninguém rouco por minha causa. Obrigado)

Desde que tive um conhecimento mais sistematizado da maravilhosa Língua Portuguesa – do Português, para não criar confusões maliciosas - que mantive um carinho muito especial por algo que então me foi ensinado. Foi para aí no 9º ano do liceu que me foi apresentada pela cuspidora (literalmente!) e disciplinadora setôra Adelina R. a possibilidade de existirem certos “caprichos fonéticos” que poderiam adulterar a densidade das frases, mesmo nas obras e autores mais conceituados. Falo dos cácofatos, cujo termo encerra em si mesmo um delicioso exercício oral (ora experimentem lá a pronunciar num tom mais sonoro, e depois sílaba a síliba... sabe mesmo bem, não é?). Desde da altura em que fui consciencializado para mais esta potencialidade do nosso riquíssimo idioma (também por isto, digo Eu) que nunca mais a esqueci.

Se bem se lembram, como Eu me lembro, para a demonstração desta ocorrência era escolhido o título de um dos sonetos do maior poeta zarolho de todos os tempos – Camões - , e é precisamente este exemplo que vou apresentar para que os mais incautos possam aquecer a fonia antes de Eu passar concretamente ao que me trouxe aqui hoje. Pois bem, pronunciem então a seguinte frase de acordo com as instruções indicadas em cima:

ALMA MINHA GENTIL QUE TE PARTISTE


(já está? Já conseguiram ver o que o sacana do zarolho esconde nesta frase? Nem mais! O seio de uma amante qualquer que lhe passou pelas mãos)

Posto isto, e uma vez que penso já terem interiorizado ou recordado o conceito da cacofonia, vamos então ao que realmente interessa (quer dizer, ao que realmente ME interessa), já que todo este intrincado tricô de palavras serve para revelar uma frase que me tem orientado a conduta desde que a ouvi, não só pelo que significa semanticamente como o que representa foneticamente:

TODOS PEGAM TODOS RALHAM, SÓ EU É QUE NUNCA PEGO NUNCA RALHO!

Já está.

9 Comments:

Blogger alyia contribuiu com estas palavras sábias:

"A razão é composta de verdades que devem ser ditas e de verdades que devem ser caladas" (Rivarol)

abril 24, 2006 11:01 da tarde  
Blogger Mac Adame contribuiu com estas palavras sábias:

Acho que ainda tens mais jeito para a coisa do que o Camões.

abril 24, 2006 11:26 da tarde  
Blogger Medusa Azul (Zuli) contribuiu com estas palavras sábias:

...e com esta questão linguística dei por mim a subir as escadas e entrar no meu sótão de recordações infantis de onde consegui retirar, um pouco empoeirada e decerto mais do que conhecida, a cacofonia «VACA GALO»..

deixo-te um cravo vermelho..

abril 25, 2006 6:42 da tarde  
Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

...mas era suposto pegares?!

abril 25, 2006 10:54 da tarde  
Blogger antónio paiva contribuiu com estas palavras sábias:

.....abstenho-me porque mal sei ler.....

Boa semana

abril 26, 2006 12:40 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

.) :) :)


coisas de fonética sarilhos "afrancesados"???


gostei.... bastante...ainda aqui estou sorrir!

a V O A R !


beijo.

isa.

abril 26, 2006 12:12 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Eu até queria comentar, mas este texto está muito dificil. Vou é ler Saramago que acho que percebo um bocadinho melhor.

Bem era só para dizer que estou de volta..........pelo menos ate sexta tenho textos já escritos, só falta publica-los.

Aos que não me conhecem, não vão lá, porque é perder tempo. Aos que já me conhecem, não vale a pena ir ver se melhorou porque não melhorou, continua na mesma.

Hasta

abril 27, 2006 12:01 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

e a revelar....resvalo....!



beijos. de alma.

abril 27, 2006 3:01 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

maio 20, 2006 10:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home