Do pior

Falar de maleitas cá no reino de “aquém mar” é como andar num escorrega de um qualquer parque aquático: sobe-se um bocadinho, mas depois é sempre a descer vertiginosamente até chaparmos na água fria com toda a força. É usual toda a gente ter guardadinho na sua sapiência casos ou tipologias de enfermidades bem piores e mais estapafúrdias que a nossa, ou que aquela que relatamos. Aliás, por vezes basta começarmos a coçar a perna para alguém vir logo com perguntas do tipo “Tens comichão na perna?” – esta é outra, perguntar sobre o que se está a constatar -, para depois adiantar uma história à laia desta “Tu vê lá, que o irmão do enteado da viúva do vizinho da minha prima Alzira também começou com uma comichãozinha na perna e quando foram a ver tinha um edema pulmonar e uma fibrose quistosa sebácea na virilha”…

E isto não tem idade, que não se pense que só as velhinhas é que estendem a sua hipocondria- não; se repararmos bem, toda a gente gosta de contar qualquer coisa de pior para “animar” o combalido: se se tratar de uma constipação, conta-se sobre uma gripe; se o caso for uma unha encravada, fala-se de gangrena; se estivermos perante uma gravidez, lá vêm os exemplos de fórceps; e por aí fora, para não entrar em situações desagradáveis.

Pode até ser inocente, Eu acredito que sim, mas que revela alguma falta de senso, não duvido. É que se isto assume laivos humorísticos em certas alturas (é engraçado as histórias disparatadas que se conseguem relacionar com picadas de mosquitos, por exemplo), também se dá o caso de tantas e tantas vezes se estar a meter a extremidade do membro inferior no charco, só com a ânsia de ir mais além na desgraça, sem nos apercebermos do quanto estamos mesmo a alimentar a própria desgraça.

Não pretendo alertar consciências, lembrei-me só de trazer este assunto à baila porque me lembrei das horas antes do nascimento da minha filha, e de como parte das quais foram partilhadas com uma futura avó que se esforçava para entreter quem desesperava com histórias de partos macabros; e se estas lembranças agora me chamam um sorriso, na altura fizeram-me ter vontade de cometer um crime mesmo antes de ser pai pela primeira vez.
.
Bom fim-de-semana

13 Comments:

Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

ehehehehe Tu.
Uma vez fui picada por um peixe aranha...estava sózinha na praia...Só me apercebi quando comecei a sentir inicalmente uma pequena dor e depois á medida que ia andando a dor ia piorando. A dada altura já mancava e quase não aguentava a dores...Quem me aparece pela frente?!? Um senhor, entre os 40 e os 50 anos, cuja, conversa, era...xpto tambem foi picado, teve de ir de urgencia para o Hospital...bla bla bla...Eu cagarolas como sou...Se os meus pais não chegassem entretanto...Acho que entrava em pânico...No final apenas um spray analgésico e uma pomada resolveu o problema. ehehehe
Beijinho e bom fim de semana.

março 03, 2006 10:28 da tarde  
Blogger antónio paiva contribuiu com estas palavras sábias:

.....é assim mesmo, nos momentos menos oportunos, aparece sempre um apóstolo da desgraça, de médico e de louco, todos temos um pouco, dizem.....
Bom fim de semana

março 03, 2006 11:06 da tarde  
Blogger Mac Adame contribuiu com estas palavras sábias:

No ponto! É bem verdade isto que dizes. Acho que são efeitos de uma sociedade anquilosada por uma religião que continua a convencê-la que toda a gente veio ao mundo exclusivamente para sofrer.

março 04, 2006 12:50 da manhã  
Blogger Freddy contribuiu com estas palavras sábias:

Um dia lembra-me para falar mas é das histórias mais engraçadas das urgências do S.João ou do Pedro Hispano... De morte!!!

De resto o meu curriculo é vasto:
braços, pernas e bacia partidas. Sarampo, varicela, papeira, tosse convulsa, tifo e sei lá q mais...

março 04, 2006 5:44 da tarde  
Blogger Zeca contribuiu com estas palavras sábias:

Meu caro Eu
Quando puderes passa pela minha "Mão Esquerda" e diz da tua sabedoria.
Quanto aos posts dos convidados Macaco Adriano e Freddy amanhã trato deles.
Fica bem
Bom Domingo

março 04, 2006 7:39 da tarde  
Blogger inBluesY contribuiu com estas palavras sábias:

... estranho não é ... deviamos antes ser solidários, mas não parece que certas pessoas tem prazer em agudizar!

___________
eu estava tão assustada com uma história de dedos e mais nem sei o q, que quando a minha filha mais velha nasceu, ja estava na infermaria passei o resto da noite a contar os dedos dela, estava tão assustada que nem sabia quantos era normal ter, e peguei nos dela e comparei com os meus!

estupido, ridiculo, descontre hormonal chamem o que quiserem eu nunca mais tive vontade de dizer Bom Dia aquela minha colega ...

março 04, 2006 9:21 da tarde  
Blogger saltapocinhas contribuiu com estas palavras sábias:

podias falar comigo à vontade: não falo de doenças e fujo de quem fala!!

março 04, 2006 11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

um dia se eu fiacr melhor, podemos falar sobre isso!
Até à volta

março 05, 2006 12:53 da manhã  
Blogger Zeca contribuiu com estas palavras sábias:

E pronto o prometido está feito.
Os teus dois convidados estão agora no outro lado.
Obrigado pela tuas sábias palavras.

março 05, 2006 9:15 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

beijo Eu de mim para ti...

confuso? é...é domingo. e ao domingo anda assim: de Eu para tu.
~

~~~~~~~~bji.

março 05, 2006 10:20 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

oh Ilustre Eu da minha alma....então não é mais "distinto" Mac do que Macaco?


please....

beijso. mts. :)

março 05, 2006 3:23 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

oh Ilustre Eu da minha alma....então não é mais "distinto" Mac do que Macaco?


please....

beijso. mts. :)

março 05, 2006 3:23 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Quando era pequena mordeu-me 1 mosquito e aquilo inchou inchou inchou quase morri acho que devias ter cuidado com os mosquitos.
No outro dia fui à rua e vi um homem assim como tu estava muito doente, eu se fosse a ti ía já controlar a saúde.
Ahh estás a ver essa cadeira onde estás sentado? se isso se parte podes bater com a cabeça e ter um trauma gravissimo, até podes ir para os anjinhos, não sei se estás a ver...
Lembrei-me de outra...
ok ok
:P

março 05, 2006 9:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home