Hiper marcado

Sabem V. Exas. o que mais me transtornou no instantâneo devorar das pequenas mercearias pela bocarra das grandes superfícies? Ou, por outra, o que Eu acho que tenha sido a maior perda nesta troca do “pouco mas de boa vontade” pelo “tudo e muito”? Não sabem, pois não? Claro, Eu ainda não disse, mas vou dizer.

Do que tenho mesmo saudades não é do chão de marmorite nem é da arrumação criteriosa dos detergentes ao lado das caixas de Nestum e do cesto das cebolas; não é dos bibes floridos abotoados ao meio nem da esferográfica atrás da orelha; não é dos preços manuscritos em toscos pedaços de papel pardo nem da conta feita, a caneta bic ou com lápis de tabuada, na folha das serralharias das páginas amarelas de 1981; não é da luz deficiente e muito menos do cheiro intenso a charcutaria rançosa… Não, o que me faz definitivamente falta são os nomes, aqueles imaginativos nomes suportados em toldos berrantes, ou não, que nos obrigavam a olhar e decorar, e até a optar por “esta” ou por “aquela” de acordo com a capacidade sedutora do nome.

Agora só nos resta a repetitividade de uns poucos chavões e agressivas campanhas publicitárias. São sempre os mesmos, nos mesmos sítios apesar de em lugares diferentes. Perdeu-se uma tradição que permitia ao próprio cliente derivar para o seu próprio termo, como a minha avó tantas vezes fazia, rebatizando à sua vontade a venda que escolhia, sem ninguém se importar. Perdeu-se a interactividade dos nomes.

Aqui ficam alguns que ainda fazem parte do mEu imaginário (com especial relevância para os postos na luz a partir da mente de proprietários indianos, que, engenhosamente, utilizavam a letra “K” como elemento de ligação estratégica):

Ti Carminda
Maria Preta
Katekero
(indiano)
Tip Top
Trinca-Trinca
Kompraki (indiano)
Lima Limão
Baratinho
Katespero
(indiano)

Que saudades!

9 Comments:

Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Saudosista? Também eu...;)

fevereiro 20, 2006 3:05 da tarde  
Blogger antónio paiva contribuiu com estas palavras sábias:

.....eu cá gostava do Tónio da Venda e do Rouba a Rir.....
Boa semana

fevereiro 20, 2006 4:24 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

ehehehehe
E viva as mercearias...lol
Beijoquinhas

fevereiro 20, 2006 5:26 da tarde  
Blogger Mac Adame contribuiu com estas palavras sábias:

Ao que parece, foram os indianos que começaram com a mania de escrever tudo com Ks. E agora aí estão quase todos os jovens da nação a fazê-lo. De resto, compreendo a tua melancolia, mas, apesar de tudo, prefiro comprar no Kontinente ou no Karrefour.

fevereiro 20, 2006 7:49 da tarde  
Blogger Avó do Miau contribuiu com estas palavras sábias:

Ainda não conheces a Maideinusa? Uma brasileira que foi concebida nos EUA!

fevereiro 20, 2006 8:00 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

A esses nunca fui

fevereiro 20, 2006 10:55 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Maria Preta e a tituribia (a mãe) acho que era assim que se chamava?
Eu julgo que a sra. ainda é viva.

Como o tempo passa por nós e não por estas personagens!!!é incrivel.

Um abraço do Davinci man

fevereiro 20, 2006 11:05 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

inha: Eu sou muito...

chuva: "rouba a rir", lol

ana: ai o troco em rebuçadinhos "diamante"...

macaco: Eu tb prefiro, mas os nomes tinham piada

dra. daniela mann: não conheço, mas gostava, onde fica?

alyia: nunca foste? então temos de dar uma voltinha para enriqueceres a tua "cultura merceeira" ;)

davinci man: podes crer, e dizem q a "tituribia" ainda está ali para as curvas... :))

fevereiro 21, 2006 11:58 da manhã  
Blogger Carlos Estroia contribuiu com estas palavras sábias:

Os melhores são 0os indianos.
Kabraços

fevereiro 21, 2006 4:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home