Dioptrias e mais ias

Eu uso óculos. Nem sempre, mas a maior parte do tempo que ando acordado tenho-os postos.
Não é que tenha grande falta de vista. Pelo contrário, segundo o que dizem, até tenho uma insuficiência bastante atenuada que, ainda por cima, estabilizou a partir de certa idade. Mas gosto de os usar, ainda que c
onsiga fazer tudo sem eles, com eles vejo muito mais nitidamente - o que está longe, porque o que se encontra junto de mim, pertinho, vejo perfeitamente, com e sem óculos.
Têm umas lentes engraçadas, daquelas que escurecem quando há demasiada claridade, aparentemente tornando a visão mais cómoda. Digo “aparentemente”, porque, se por um lado diminui o desconforto, por outro não deixa de tirar alguma veracidade ao que se vê. É por isso que de vez em quando abdico de tal protecção e observo só através dos meus olhos, mesmo correndo o risco de ver distorcido, o que não deixa de ter piada, porque esta é que é realmente a minha maneira de ver as coisas. Não o faço muitas vezes, limito-me a fazê-lo quando considero verdadeiramente importante para mim. É isso, não me preocupo de ver o que realmente importa sem óculos, sem artifícios, porque, apesar de algo desfocado e nublado, é o que me interessa reter, para depois, eventualmente, descrever a quem estiver interessado ou em narrações circunstanciais.
Quanto ao resto, vejo com óculos para ver os limites bem definidos, as formas contidas e as cores bem vivas. Ou pelo menos ver melhor…
É esta a minha visão do mundo. E é com ela que me guio.

(exemplo de um texto que não diz nada ou diz muita coisa, depende se usamos os óculos ou não)

3 Comments:

Blogger alyia contribuiu com estas palavras sábias:

Gosto dos teus óculos, onde compraste?
:)

fevereiro 16, 2006 6:40 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

em qualquer loja da especialidade
;)

fevereiro 16, 2006 10:57 da tarde  
Blogger saltapocinhas contribuiu com estas palavras sábias:

eu não uso... só porque ainda não fui ao médico. Quando lá for, não escapo, por isso vou adiando a visita, enquanto tiver braços que cheguem...

fevereiro 17, 2006 12:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home