O lugar infalível

Nesta vida só há duas coisas que preenchem por completo a exactidão da certeza como a conhecemos actualmente: a primeira é que nenhum de nós conseguirá escapar ao óbito (Eu sei que é frio escrever isto assim, aqui no meio de um cenário tão agradável, mas o bom da coisa é que estamos cá para ler); a segunda passa pela infalibilidade de que a ocupar um lugar de estacionamento destinado a deficientes (e só a esses, para o caso não entram os velhinhos ou as senhoras com crianças, dentro ou fora do corpo) está, sem dúvida, o automóvel de um deficiente.

Em relação à primeira não me vou por aqui a remexer tal veracidade, já que, como é do conhecimento comunitário, escarafunchar a Morte fede, e se há coisa que não me apetece mesmo nada fazer aqui, à vista de todos, é feder ou fazer com que o leitor feda (e muito menos que fedamos os dois em simultâneo!)

No que toca à outra asserção, essa sim posso desmontar e voltar a montar (subtil ligação ao brejeirismo fácil do parágrafo anterior) para que a possa interiorizar como sua.

Então, se ficarmos à espera que o proprietário do automóvel que ocupa o tal lugar resolva voltar ao interior do referido meio de transporte – coisa que Eu faço amiúde para combater a pressão do dia-a-dia – poderemos observar que: a referida pessoa apresenta uma deficiência físico-motora visível (o que é de lamentar, ressalvo desde já); a pessoa vem a andar ou a correr para o seu carrinho com a maior das normalidades e com os dois bracinhos a dar a dar, ou ocupados. Neste caso torna-se claro que também estamos perante alguém com uma profunda deficiência, porque, no mínimo, padece de uma insuficiência intelectual e cívica grave, que nos levará a considerá-lo como um deficiente mental.

Posso estar a ser profundamente injusto – como aliás até é mais que provável – mas para mim estes lugares estão lá, mais perto de acessos, para facilitar um pouco a mobilidade àqueles que já encontram dificuldades de sobra nos afazeres mais normais, e não será a surdez, a falta de um dente molar ou uma cicatriz no joelho que legitimará a categoria de “deficiente” (pelo menos neste caso). A deficiência mental sim.

Por isto tudo é como disse, os lugares de deficientes estão sempre ocupados por automóveis de deficientes – ou físicos ou mentais. Mais que indefectível, é certinho como a Tal.


Bom fim-de-semana

8 Comments:

Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

...tens razão-são uns def mentais.mas há muita gente que conduz deficientemente também, daí que precisem daquele espaço todo...
...a mim acontece-me ver sempre esses lugares vazios(e não sei se sorrio ou choro :(()

junho 03, 2006 10:43 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Ou por preguiçosos

junho 04, 2006 6:20 da tarde  
Blogger Unknown contribuiu com estas palavras sábias:

Que o nosso país abunda em deficientes mentais já não há duvida!
É a lei do menor esforço que impera...se um dia esses "deficientes mentais" tiverem realmente a necessidade desses lugares, vão perceber o porquê deles lá estarem e de não deverem ser ocupados por quem deles não precisa.

junho 06, 2006 12:03 da manhã  
Blogger Teresa Durães contribuiu com estas palavras sábias:

(out of context.... não me apeteceu escrever no outro lado, tipo... estacionar em lugar de deficiente? tipo débil mental???? bom, não interessa...)

Depois de ler o AVISO e este Post resolvi deixar esta mensagem.

Até podia gostar de cá voltar e ler. Até.

Mas tenho astigmatismo e ler este tipo de letra mesmo num ecran de 19'', preto sobre o branco....

E nem tenho tanto assim, só 1.5 em cada olho...

Foi um prazer!

junho 06, 2006 2:41 da tarde  
Blogger Mac Adame contribuiu com estas palavras sábias:

Tens medo de estar a ser profundamente injusto? Só estás a ser injusto por te esqueceres de alguns. Para além dos que falas, há muitos mais. Portanto, não te preocupes, que não pecaste por excesso. Quando muito, pecaste por defeito.

junho 06, 2006 10:49 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Eu(?) vejo sempre esses lugares ocupados. Deduzo que sejam sempre muito poucos...;)

junho 07, 2006 5:01 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

:)

:)

:)


___________________________hum? hum!

claro....quem não gosta de asas????


bom DIA!!!!!!!!!!!!!!

junho 08, 2006 10:19 da manhã  
Blogger alyia contribuiu com estas palavras sábias:

eh pah mas também nãoprecisam exagerar. No shoping perto de casa por ex tem um estacionamento com mais de 20 lugares para deficientes, todos seguidinhos e mais uns quantos do outro lado. Caramba ou mandaram os deficientes todos morar aqui o que não creio ou então tinham tinta de sobra

junho 10, 2006 2:57 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home