Morre velho!

E porque hoje é sábado – dia que não me faria escrever nada se não fosse o calendário - resolvi vir até aqui prestar uma simples mas intencional homenagem a dois dos intentos deste feriado 10 de Junho: Portugal e Camões.

Para tal vou chamar à dança um dos personagens a quem o poeta zarolho deu voz, recorrendo-se da sua “meia cegueira” para, num assomo de visão sobre a realidade lusa, melhor alvejar a pena àquelas pequenas grandes coisas que então, e agora, também demarcam este nobre povo. Senhoras e senhores…o Velho do Restelo.

Apesar de já ser velho há cinco séculos atrás, este jarreta ainda não morreu e, pior, muito pior, tal como então continua a tentar inquinar todas tentativas de epopeia que lhe chegam aos moucos, e naturalmente tendenciosos ouvidos, que, cheios de cerume, vão filtrando as suas verdades amargas, vociferadas depois num balbuciar amargo e repetitivo.

Mas o grande mal deste personagem, que todos vamos alimentando (contribuindo, voluntaria ou involuntariamente, para a sua sobrevivência), existe na transversalidade temporal com que actualmente calibra os seus devaneios. Se na originalidade dos seus condenos estes se viravam para um futuro – que se veio a provar mais ou menos glorioso – actualmente o Velho arrasta as pragas e agoiros não só pelo que virá, como também pelo que acontece e pelo que já foi. Intenta-o usando a vida que lhe vai restando no soar de gritos misturados de baba e vómitos azedos que trazem consigo o fel resultante da ira acumulada em úlceras raivosas, que lhe corroem o estômago e a consciência num processo de auto-consumição que extravasa para mortificar a alegria de quem o ouve ou tem de ouvir. Desta forma, por incrível que possa parecer, este idoso da desgraça continua bem activo, e cada vez com mais mobilidade, aparecendo nas mais diversas “praias”, onde importuna (ou entusiasma!) quem tenta, tentou ou simplesmente vê tentar.

Pela minha parte olho-o com pena, muita pena, por mim e por ele, que não encontrou na idade a aliada para uma existência tranquila, mas sim um apuro para o que, no fundo, sempre gostou mais de fazer: condenar. Desejo muito que mais cedo ou mais tarde se engasgue num dos seus balbucios venenosos, e deixe de vez este povo. Mas, como já aprendi que isso dificilmente acontecerá, de quando em vez ofereço-lhe um copinho de água açucarada, na esperança que, pelo menos naquela altura, lhe adoce a goela e acalme a revolta, a ver se mostra, pelo menos, um pouco de silêncio.
.
(Aqui fica a minha referência ao 10 de Junho, recorrendo à lembrança de dois exemplos extremos que só uma grande nação poderia parir. Um – Camões - existiu e foi enorme nessa existência que quase se confunde com a grandeza da própria pátria. O outro existiu, existe e existirá em quem quiser, desde que seja português)

9 Comments:

Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

outro?!

junho 11, 2006 12:55 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

em jeito de comentário, Eu ainda quero dizer o seguinte:

sobre este desgraçado e desgraceiro ancião ainda tinha muito para escrever, mas como não quero alongar o texto e, sobretudo, estou a tentar secá-lo em mim, fico-me mesmo por aqui, para que não comece a insultá-lo deveras, evitando comportar-me "à velho" (mas do restelo, que os outros são queridos)

junho 11, 2006 12:57 da manhã  
Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

gostava de ler...os insultos

junho 11, 2006 1:11 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

um pouco em forma de assim...como se a todos faltasse um olho...o da sabedoria...:)

e a muitos falta....olhos ouvidos e memória...

um post que leio "atrasada" mas onde me revejo....demais!


boa tarde....A .. JO.

E sim...afinal....sorrio!

junho 12, 2006 2:02 da tarde  
Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

raio do velho que ainda aqui está...

junho 13, 2006 7:08 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

e porque hoje é quarta.....deixo um abraço.


novo!!!!!!!!!!!!!

junho 14, 2006 10:33 da manhã  
Blogger Mac Adame contribuiu com estas palavras sábias:

Pois eu assumo-me cada vez mais como uma espécie de Velho do Restelo. Não era assim dantes, que o progresso parece-me importante e gosto dele. Mas desde que verifiquei que, cada vez mais (e agora mais que nunca), este país está entregue a parasitas que não fazem nada de jeito, e que cada vez que mexem nalguma coisa é para piorar, já vocifero como o Velho e prefiro que estejam todos quietinhos. Mal por mal, antes o Velho do Restelo do que esta cambada de atrasados mentais armados em modernos.

junho 14, 2006 5:39 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

adriano: de certa forma o velho enganou-se acerca daquilo que maldizia (e digo "de certa forma", porque, apesar de termos cometidos erros e excessos, não deixámos de ser bem sucessedidos no que, então, empreendemos fazer); daí q a minha esperança é que tu, tal como o velho, também te enganes no futuro (já que no presente vociferas, por vezes - e sublinho o por vezes - com muitas razões; na minha opinião, claro). Qto à TUA comparação, acho q te limitas a dar voz a um "velho" que, como escrevi, teima em se fazer aparecer em cada um de nós (em uns mais que outros, tb é verdade)

junho 14, 2006 10:54 da tarde  
Blogger claudia contribuiu com estas palavras sábias:

oi "eu"... este ano fui apresentada aos blogs portugueses e estou cada vez mais apaixonada pelo que leio. Gostei do seu estilo! voltarei sempre... mas o que eu quero lhe dizer é que este ano estive em Portugal (sou brasileira) e quando cheguei ao Porto tinha jogo do bemfica vs.... quem mesmo? esqueci... só sei que fui ao estádio (estava hospedada no meridien e era muito pertinho pra resistir) e torci muito pelo seu time. Lembro que ele venceu de 1 x0... saí feliz como se fosse torcedora do bemfica desde criancinha... beijos, eu volto! Além do blog linkado a este comentário tenho um outro que, acho, pode lhe interessar mais... claudia

www.mentirashistoricas.zip.net

junho 15, 2006 2:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home