O beijo da mulher-lesma

(aviso intermitente: o texto que se segue poderá desencadear imagens mentais chocantes aos leitores enojadiços)

Quem não se lembra do "provocador" filme de Hector Babenco «O beijo da mulher aranha» (1985) protagonizado pela escanzelada morena Sónia Braga, pelo ido esbugalhado Raul Julia (artistas que deveriam ter aproveitado a ocasião para trocar de apelido, a bem das suas próprias carreiras) e pelo envergonhado William Hurt? Eu lembro-me pelo menos 3 vezes por dia, e nos dias que preenchem o fim-de-semana essa lembrança chega a florir cinco vezes. Para mim foi um filme marcante, não só porque sabia que o título mais cedo ou mais tarde me iria fazer falta - como agora está a acontecer - mas, sobretudo, porque naquela altura para a minha inocência pueril a dona Braga representava aquilo a que os pedopsicólogos chamam tecnicamente de “referência a gaja boa”.

Uso a memória do tal título para relatar algo que mudou a minha segurança e confiança nessa pratica tão inevitável quanto familiar: o beija-velhas.

Galgando as circunstâncias, que para o caso não interessam, o que se passou foi que, sem mais, Eu vi-me embaraçado nas malhas da contingência de ter de celebrar o ritual da saudação luso-popular com uma digníssima representante das idades mais avançadas. Nada pelo qual nunca tivesse passado e muito menos a última vez que tal se passará (hão-de sempre haver velhinhos que andaram connosco ao colo, por mais que nós próprios vamos envelhecendo), e todos sabemos como os idosos não gostam de volatilizar os beijos, muito pelo contrário, fazem questão de os entregar no seu devido lugar, assim num instinto semelhante ao que leva os grandes felinos a urinar nas árvores para marcarem a sua dominância territorial. Mas esta foi definitivamente traumatizante!

A anciã em causa apresentava uma pujança salivante que não lembrava a um bulldog, e tudo, mas mesmo tudo, neste cosmos parece ter concorrido para a minha desgraça, até a ausência de dentes numa boca que aparenta estar propositadamente desimpedida de obstáculos para poder descarregar o visco da forma mais desbragada possível. Vai daí... Eu nem sou capaz de dizer, acho que já apanharam a ideia.

Foi assim o mEu encontro com aquela que para sempre ficará colada (é a expressão) na minha memória como a mulher-lesma – alguém que usa o visco para causar o escorregamento das recordações mais agradáveis que podemos ter dos anciãos, e como substancia que corrói a estrutura da confiança no relacionamento social futuro com os seus parceiros etários.

Eh velha babosa! Para ser uma bisnaga de cuspo só lhe falta a tampinha! Ainda parece que sinto a gosma a escorrer-me pelas bochechas e a querer infiltrar-se teimosamente pelo colarinho da camisa adentro. Livra! Livrem-se!

12 Comments:

Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

Até eu(?) fazer seis anos, não havia nenhuma que me apanhasse!LOLLL

Depois comecei a ficar mais lenta...;)Toca a todos.

março 13, 2006 12:02 da tarde  
Blogger Freddy contribuiu com estas palavras sábias:

Top!!!Até aposto que tinha uma verruga com alto pêlo a sair...

março 13, 2006 12:35 da tarde  
Blogger Carlos Estroia contribuiu com estas palavras sábias:

............b
.............a
..............b
................a

Mulher-lesma...Mulher -aranha todas fazem teia....

Abraços

março 13, 2006 5:21 da tarde  
Blogger [A] contribuiu com estas palavras sábias:

blhacccKKKKK!!!!!

março 13, 2006 7:47 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Tu,
Que nooooooojo...lol
Beijo para ser retribuído....sempre :)

março 13, 2006 9:31 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Nojice!!! Blarghhh

março 13, 2006 10:08 da tarde  
Blogger C contribuiu com estas palavras sábias:

que desgraça..
entao e ela não se sentiu incomodada pelo fio de baba que se formou entre a boca dela e a tua cara? :D

março 13, 2006 10:11 da tarde  
Blogger antónio paiva contribuiu com estas palavras sábias:

....verificate se tinha a placa devidamente colocada, nessas circuntâncias há uma série de procedimentos técnicos a efectuar.....
;)

março 14, 2006 12:49 da manhã  
Blogger antónio paiva contribuiu com estas palavras sábias:

..... o meu pedido de desculpas afinal a placa não estava ou pelo menos TU não a conseguiste ver....

março 14, 2006 12:51 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

______________________________


________________________________


_______________________________


_______________________eu não enjoei___________________



beijos.:::::::::::::::::e obrigado...pela leitura!

março 14, 2006 9:53 da manhã  
Blogger hala_kazam contribuiu com estas palavras sábias:

a primeira vez é sempre a mais dificil...vais ver que para a próxima já nao custa tanto :)

*beijos*

março 14, 2006 12:33 da tarde  
Blogger Mac Adame contribuiu com estas palavras sábias:

Desta vez aconteceu: quase que vomitava ao ler-te. Por causa da mulher-lesma. Quanto à mulher-aranha, disseste "escanzelada"? Pois eu adoro escanzeladas daquelas. Quer dizer, adorava, que isso já foi há muitos anos, e talvez agora a mulher-aranha já se esteja ela também a transformar em mulher-lesma. É a cruel lei da vida... Se bem que aquela é capaz de nunca vir a ser uma mulher-lesma a sério.

março 14, 2006 3:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home