A anatomia do bico

Ora, no seguimento da revelação do texto anterior, chego-me aqui hoje para aprofundar esse inextinguível tema que é a divagação sobre o bico (dos passarinhos). Sim, como é óbvio, é um assunto que me apaixona e sobre o qual nenhuma saliva é mal gasta e nenhuma unha será mal quebrada.

Não desgastando mais tempo com liminares (nem “pré” nem “pós”) Eu dirijo-me já ao assunto principal – as várias tipologias desse apêndice avícola ainda mal desnovelado no conhecimento da grande massa humana mundial, geralmente apelidado por “bico”.

A grande divisão dos vários bicos faz-se ao nível da sua rigidez. Assim temos dois grandes grupos de bicos – o bico mole e o bico rijo.

O bico mole é um bico muito sensível e específico. Pode ser de vários tamanhos, mas normalmente é delgado e afiado, não atingindo dimensões significantes. É um bico que nos aparece sazonalmente e é quase impossível de o manter cativo por longos períodos (dada a sua manutenção ser feita exclusivamente à base de insectos). Está associado às aves chamadas de “arribação” como os taralhões-de-asa-branca, as petinhas-das-árvores ou as andorinhas. Sobre este não vale a pena alongar muito…

O bico rijo é o bico mais conhecido. Desde logo, porque abrange um sem número de variantes que tornam muito apelativo o desejo de os conhecer a todos. Vou tentar ser sintético para não enfartar.

O bico curto é o mais vulgar. Aparece em todo o lado e toda a gente o conhece, basta dizer que o exemplo mais corriqueiro é o pardal (viram? Toda a gente o conhece).

O bico médio normalmente não é muito visto, mas é um bico voraz e bastante interessante pelo que representa para aqueles que têm a possibilidade de o ter. São exemplos o pica-pau (sobejamente conhecido pelo uso que lhe dá), o gaio (que o usa para comer de tudo) ou a cotovia.

O bico longo. Este tipo de bico é muito querido entre a grande parte dos homens e algumas senhoras. Isto porque uma das suas detentoras – a cegonha – faz com que as criancinhas apareçam sem dor. É assim como que o bico da natalidade, por excelência.

O bico em gancho é um bico agressivo, sem dúvida. Habituado a estar à espera de carne fresca para se saciar. É o bico característico das aves de rapina, como a Gloriosa águia ou o estóico peneireiro.

O bico achatado, como o próprio nome indica, é um bico que não faz jus ao nome, apesar de também ser bastante conhecido. É forte, não hajam dúvidas, mas não tem o impacto de um bico longo. Apesar disso é muito usado e versátil. Quem o possui, recorre a ele até para amaranhar. Temos os exemplos dos papagaios e afins (normalmente referidos como psitacídeos). De reparar que este bico é tão mauzito que até se costuma metaforizar como uma doença das cruzes ósseas. Não é definitivamente um bico que se inveje, o achatado.

O bico encurvado – normalmente longo e fino - está associado ao grupo dos maçaricos (incluindo o real ou o galego).

Não me vou dispersar sobre a grossura ou a cor dos vários bicos, uma vez que isso nos levaria possivelmente ao enjoo, mas aproveito para informar que há ainda o caso de espécies felizardas que têm o bico ora mole ora rijo – como é o caso do melro ou do pintassilgo – mas essas são invejadas e odiadas por tudo o que é animal.


Agora abracem a ornitologia (mais que não seja, para pegar nos binóculos e observar bicos).

7 Comments:

Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

lolololol

Esclarecidíssima!!!! ;)))

junho 12, 2007 9:04 da tarde  
Blogger Rafeiro Perfumado contribuiu com estas palavras sábias:

Brilhante! Para ficar completo só faltou abordar o "bico de obra", que normalmente é efectuado por uma espécie que julgo viver em andaimes!

junho 13, 2007 10:50 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

hm, "íssima"? não ficou aí nem um biquinho de dúvida? Eu estou cá para esclarecer... :))
_____

rafeiro, Eu tenho cá a impressão que esse teu bico (o de obra) não faz parte do universo das aves, mas se fizeres questão que Eu inclua esse bico, Eu faço...uma adenda

junho 14, 2007 1:35 da tarde  
Blogger Fallen Angel contribuiu com estas palavras sábias:

Peter Gabriel é um grande apreciador de bicos... ainda tenho essa inebriante imagem na memória.. ele a implorar, do fundo da alma, quase chorando de emoção:

- Bicoooooooo... Bicoooooooooo Oh, Bicoooooooo...

junho 14, 2007 2:27 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

ahahahahahaha, anjo, ahahahaahahaha

(desculpa, mas Eu fiquei sem ar para as palavras por causa da gargalhada que provocaste...)

já agora, lembras-te dele ao martelo (sledgehammer)? tb era lindo, sim senhor, mas acho isso q foi antes do bico...

junho 14, 2007 2:35 da tarde  
Blogger Inha contribuiu com estas palavras sábias:

E falta a bica da fonte... ai... que frescura...!... :P

junho 18, 2007 4:09 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

e a expressão "faz-me um bico!" aparentada com a minuta?

P.S.:vou ficar no anonimato a fugir com o bico ao prego...

agosto 12, 2007 7:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home