Instruções de uso

Venho por este meio informar o seguinte ao prezado e incrivelmente admirado amigo leitor (“incrivelmente admirado” pela sua capacidade de sofrimento visual - já que está provado que isto magoa a vista – e “amigo” porque só alguém que se considera minimamente amigo de quem está a escrever isto agora poderia perpetuar o sacrifício de o ler, daí que lhe devo o mesmo tipo de retribuição sentimental):

Se por acaso me conheces;

Se pensas que me conheces;

Se estás agora a iniciar-te nesse processo tortuoso e torturante que é conhecer-me;

Se pensas que um dia o poderás querer fazer;

Se fantasias com isso (de formas porcas e violentas ou não);

Fica desde esta altura (quer dizer, mais a seguir, quando acabares de ler) a saber que:

Das coisas que mais atrofiam a minha reduzida e instável estabilidade mental é a desistência de comunicação extemporânea e injustificada, quero com isto dizer que atrapalha-me o ser quando me deixam de falar ou de falar comigo (e falar nestes tempos da comunicação pode significar muita coisinha, por exemplo o “diálogo” através de transferência bancária é deveras importante e enriquecedor, literalmente). Por isto:

Se és ecologista e não gostas de magoar seres vivos (entre os quais ainda me incluo, por enquanto nestas décadas que se seguem);

Se respeitas a condição humana (idem, mas não sei se por décadas…);

Se achas que te preocupas um cagagésimo que seja com a pessoa que te escreve;

Se não queres ser vilipendiado em silêncios interiores;

Se te preocupam os feitiços, mau-olhados, bruxarias e outros disparates que qualquer pessoa comum pode imaginar ou desejar;

NÃO O FAÇAS! Não pares a fluência das palavras (li isto ontem num anúncio para terapia da fala e achei por bem encaixá-lo aqui) sem aviso. Quando te sentires ofendido diz (e ofende, que é sempre reconfortante); se achas que te desrespeitei, enuncia (da forma que quiseres); se simplesmente já descobriste que sou um chato do caraças, informa antes de te ires que Eu aguento, vivo comigo há trinta e tal anos e sei perfeitamente do que falas (até te posso ajudar a falar comigo, imagina!).

Fico-me por aqui e agradeço: OBRIGADO!