Bem me fica

Para todos aqueles que ao longo destes anos me têm confrontado directamente, e para todos os outros que o pensam - mas têm o bom senso de não me incomodar com questões óbvias - aqui fica a resposta para a pergunta “Porque é que és do Benfica?”
Eu não sou DO Benfica; Eu SOU o Benfica! Eu TENHO o Benfica!
Faço parte daqueles privilegiados que nasceram com uma paixão intrínseca por algo que, antes de se saber concretamente o que é, já se vive, já se sente, já se admira, já nos imaginamos a ser. É assim como um gene (mas não o Hackman ou o Kelly, um gene mesmo, daqueles com Ácido Desoxirribonucléico, o chamado ADN ou DNA em inglês). Onde é que Eu ia? Ah, já sei…
Para mim aquilo que se denomina de “benfiquismo” – preparem-se! - é um tipo de sub-derme localizada entre a pele e a carne: não se pode arrancar, não se lava, não se suja, mas sinto que está sempre lá, todos os dias e a todas as horas. Refresca-me, ferve, dá comichão, dói-me, faz cócegas, torna a doer, mas é minha e sempre será.
Sou. Muito. Mas não o ostento.
Envaidece-me, é verdade, mas não o exibo em vão. Também se fosse lindo ou extremamente inteligente não me gabaria, por recato e humildade, e para não diminuir os que não o eram. Da mesma forma não vanglorio o meu “benfiquismo”. Não fica bem, e pode causar invejas, rancores e angústias alguém ser e sentir assim.
Por isso não uso bandeiras, símbolos*, camisolas ou barretes (bem, esses às vezes enfio, se bem que só se notam na cara e no silêncio). Contudo, devo acender uma auréola qualquer quando vou aos jogos, porque juro que vejo alguns olhares a desdenharem a minha pessoa quando me dirijo para lá. É isso, ou estão a gozar com o sorriso disparatado que se cola na minha cara, assim que entro no Metro.
Normalmente nem partilho este estado de alma; estado não, estádio - é mais um estádio de alma, que se vai atingindo e cimentando à medida que se frequenta o construído e se desfruta do sentido. É verdade, vou “sozinho” aos jogos – se é que se pode estar sozinho no meio daqueles que já nos chamam lá de dentro, mesmo antes de vermos o ninho – e, na maioria das vezes, também assisto sozinho aos outros em que não posso estar. Não é por antipatia, egoísmo ou por superioridade. É, tão simplesmente, por benfiquismo. Puro. Por concentração e abstracção (bem, se calhar é mesmo por egoísmo, mas é feio assumir tal sentimento, por isso fica entre parêntesis).
E pronto, como qualquer camada cutânea, o meu benfiquismo lá vai espessando e enrijecendo com a idade, tornando-se cada vez mais resistente, protegido e protector, independentemente de resultados, adversários, provocações, distâncias e, até, de jornalistas.

Assim, sucintamente, é por isto. Respondido?

*agora ando com o emblema no visor do telefone e os toques são hinos mas, lá está, hoje em dia o telemóvel já faz parte de nós

Bom fim-de-semana, volto segunda se tudo correr bem

8 Comments:

Blogger Thiago Forrest Gump contribuiu com estas palavras sábias:

Sei bem o que isto significa! :D

janeiro 27, 2006 8:28 da tarde  
Blogger Carlos Estroia contribuiu com estas palavras sábias:

Ora então bfs.
Tenho pena de também não poder desejar-te um bfs desportivo, é que há qualquer coisa que também me está no sangue.
Abraços

janeiro 27, 2006 11:39 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

ehehehehh ainda me estou a rir
só um benfiquista para escrever assim :)

janeiro 28, 2006 12:38 da manhã  
Blogger Carlos Estroia contribuiu com estas palavras sábias:

Ora então mais uma vez:
Desculpa EU:
"mestre, ilumina-me o correio virtual com uma faísca da tua luz
atreve-te que Eu atrevo-me"
Mas não percebi
Abraços

janeiro 28, 2006 12:52 da manhã  
Blogger saltapocinhas contribuiu com estas palavras sábias:

agora vou dormir, mas já que és do benfica amanhã mando-te uma anedota bem gira! Vais adorar!

janeiro 28, 2006 1:59 da manhã  
Blogger Mac Adame contribuiu com estas palavras sábias:

Pá, não percas a esperança. Todos os dias se encontram novas curas para as doenças mais graves. A cura dessa também já não deve andar longe.

janeiro 28, 2006 2:04 da manhã  
Blogger paulo rico contribuiu com estas palavras sábias:

Acho que sim, o que interessa é sermos convictos sempre. Nas boas e más horas.

janeiro 29, 2006 3:02 da manhã  
Blogger antónio paiva contribuiu com estas palavras sábias:

........ser benfiquista é um estado de alma, mas nada de exgeros fundamentalistas.....
Cptos.

janeiro 29, 2006 11:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home