ALLgarviadas

Muita saliva tem lubrificado a metafórica língua da lusa comunicação social - e arredores - à conta dessa ideia peregrina que foi promover o (nosso) Algarve com a marca (deles) “ Allgarve”. Parece que a marca marca. Segundo os distintos autarcas lá da terra, parece que é uma ofensa à identidade de uma região tipicamente portuguesa. Parece…

É que não nos podemos esquecer que até aqui, os que agora arrancam cada cabelinho das próprias cabeças (muitas delas já por si alegremente calvas) sempre se têm batido pela manutenção da portugalidade do turismo algarvio. Lembro-me, assim para começar, dos menus da generalidade das casas de repasto que nos servem, como entradas para a vista, escritos em Inglês, ficando muitos deles com o estômago das páginas a dar horas no que à tradução de beef para português diz respeito. Depois, estamos a falar de gente que na sua maioria apregoa um turismo de oferta do que é tipicamente português: o golf; os resorts; os condomínios à prova da realidade envolvente; as noites animadas por vedetas estrangeiras (eu escrevi “estrangeiras”??? é má língua, escrita neste caso), o Paulo China, e por aí fora. Ora, perante esta intemporal cruzada pela manutenção do Algarve português de Portugal, é da mais coerente coerência demonstrar a filiação de boa gente, e sentirem-se pela adição de um “L” ao nome daquela terra. É que por este caminho, um dia destes ainda se começava a criar o ideia que o turismo Algarvio está destinado aos ingleses e a outros que tais que não só nós, os portugueses.

Sinceramente, Eu não vejo onde raio reside a ofensa que tanto se apregoa. Quem é o que é, sabe que o é, e gosta de o ser, não se atrapalha com trapalhadas destas (mas isto digo Eu que nem sequer me chamo Eu), e por mim, esta moda dos Ls intrometidos no turismo, por forma a britanizar as nossas ofertas, alastrava a todo o país. E quem acrescenta Ls acrescenta outras coisas. Querem ver? Vamos lá:

ALLentejo (razões óbvias de vizinhança)


PortugALL (porque não? Se o ALLgarve pode, porque não o país que tem o ALLgarve?)

PortYOUgal (bem engenhosa esta, não?)

PortYOUALL (já agora; os camones iam delirar!)

Beira ALLta (que se podia decompor em BE IRA ALLta, para o cliente da Irlanda do Norte)

ALL TO Douro e ALL TO Alentejo (estas são lindas, atentem que até servem de slogan, ou de pregão, melhor escrevendo)

E pronto, assim dou o meu contributo para esta nobre tarefa que é promover o que é nosso, mas de maneira a que os outros entendam (ou talvez não) que o que é nosso tem mais valor se for deles também.
.
Nota: para os que ainda aqui chegam de vez em quando, é verdade, voltei um bocadinho. Já estava com saudades deste blogger dos velhinhos, desta negridão e também de Eu, pois claro (no escuro). Pode ser que em breve as áureas palavras da minha escura imaginação no seu lado mais aparvalhado aqui voltem mais regularmente. Por agora deu para ferir aquelas saudades que se misturam com tantas outras coisas que não são brancas nem pretas, são cinzentas.

37 Comments:

Blogger Moura ao Luar contribuiu com estas palavras sábias:

Concordo, afinal não se vai mudar o nome ao ALgarve como se começou para aí dizer, eu sou Moura e autorizo

abril 03, 2007 11:33 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

então já somos dois a autorizar (mas Eu não sou moura, há aí uma incorrecção de estilo ;)

abril 03, 2007 6:38 da tarde  
Blogger Irritadinha contribuiu com estas palavras sábias:

Se dá permissão que a queixinhas entre...


Como algarvia que sou não autorizo tal alteração. Era só o que faltava! Vamos lá a respeitar o legado que os arabes deixaram não vá isso um dia jogar a nosso favor num ataque terrorista.

Raio do homem... não percebe nada...

abril 03, 2007 7:47 da tarde  
Blogger Nanny contribuiu com estas palavras sábias:

Tadinhos dos transmontanos... ficariam p'raí com Trash os Montes, não?

Mas ALLmeida ficaria lindo! Ou mesmo ALLcácer do SALL (que sol, não falta lá!)

Beijos que dou eu (a gata) para o Eu!

abril 03, 2007 9:08 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Oh Sr Indevido Eu (puxando pela orelha direito do Eu) Faça lá a gentileza de pôr o estaminé em versão beta que isto assim à Luís XVI causa grande transtorno.

Sem mais assunto de momento agarra lá a orelha.

abril 03, 2007 9:21 da tarde  
Blogger Nanny contribuiu com estas palavras sábias:

Vim atrás da Irritadinha para refilar junto com ela...

(agarrando a orelha esquerda do Eu, com a mão direita, minha)
O Eu faça lá o favor de pôr esta coisa na Bettinha que isto de ter de fazer login cada vez que se cá vem, não 'tá com nada!

abril 03, 2007 9:23 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

ora, ora se não é a minha pintassilga da irritação (a rapinar que nem um abutre à procura de nova carne morta para debicar)! então a menina é algarvia; quem diria, com um feitizito desses? mas pronto, fica lá com o legado dos árabes, que Eu não te quero contrariar (diz-se que não se deve contrariar quem não tem os cinco alqueires bem medidos, para usar uma expressão islâmica das tuas ;)

nanny, e porque não? já viste o que não seria de malta estrangeira a querer conhecer onde os montes são verdadeiramente trashados? antes isso que EXTREME A DURA (extremadura) ou ALL TO ME NO (alto minho); e o que dizer de ALL MAN'S HILL (almancil)? :)

quicis fóre iú tu de Eu

abril 03, 2007 11:31 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

irritadinha, nanny e todos os que queiram "refilar junto com elas" (sic), já no finzinho de mais esta derivação racional está escrito qualquer coisa igualzinho ao seguinte "Já estava com saudades deste blogger dos velhinhos"; portanto...

(é só mais uma dificuldadezinha, vá lá, isrto era tão giro quando era mais básico, ainda se lembram? nessa altura Eu era feliz aqui, deixem lá :)

abril 03, 2007 11:35 da tarde  
Blogger Rafeiro Perfumado contribuiu com estas palavras sábias:

Pois hoje garanto que não li o texto (coisa que farei amanhã, deliciando-me com cada palavra). Apenas quero saudar o regresso do Glorioso EU! BEM VINDO, GAIJO!

abril 04, 2007 12:00 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

olha o rafeiro, vê lá que acabei de sair do mEu WC (salvo seja!:))))

qto ao regresso, vamos ver, mais cedo ou mais tarde lá terá que ser a sério...

por agora Eu regalo-me com a tua saudação (qdo Eu puder levantar a cabeça avisa)

abril 04, 2007 12:04 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira contribuiu com estas palavras sábias:

clap clap clap


viva viva viva



quero lá saber se é de cinza ou de negro ou de branco....:))))



VOLTASTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



e saio....cheia de virgulas e pontos de felicidade.


beijo A.
A.A.


A.
A.

abril 04, 2007 12:13 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

voltei? voltei a rever-te aqui, isso sim, B., e só isso já me pontua a ALLma de contentamento

;)

bjs

abril 04, 2007 12:19 da manhã  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

EUUUUUUUUUUUUU :D
que falta fizeste!!! Bem vindoooooo ****

(tu eras feliz e eu... :D ainda somos, não é?!...)

nem quero saber da versão :)

abril 04, 2007 12:44 da manhã  
Blogger Boop contribuiu com estas palavras sábias:

Há muito tempo não recebia uma visita com tanto agrado lá pelo meu canto!!!! (com o devido respeito por todos os que me visitam!)
OLÁ EU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Trago já aqui o chazito para celebrar, e espero que o rafeito traga uns bolinhos ou uns bolos levedos!!!!!
Se o ALLgarve te fez levantar do caixão! Já serviu para qq coisa! Eh eh eh
Bjs

abril 04, 2007 12:47 da manhã  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Bem ALLTo se registe o apreço da reacção ALLtamente bem recebida de retorno!

Saudações de mim pra EU!

abril 04, 2007 12:55 da manhã  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Como Algarvia que não sou mas vivo cá tb n concordo e prontos!!!

É bom voltar a ler te...

bjs**

Just_me

ps:ñ consigo comentar sem ser assim... (amuada)

abril 04, 2007 7:36 da manhã  
Blogger Rafeiro Perfumado contribuiu com estas palavras sábias:

Ó Me (versão inglesa), é com agrado que vejo que volltás-te a escrever no Cllaro no Escuro. Allém disso, vê-se que vens cheio de will! Um grande hugh para you!

abril 04, 2007 8:37 da manhã  
Blogger Sandra. contribuiu com estas palavras sábias:

:))

ai o allgarve, esse cadinho tum Português q se julga dórigem istrangeira :) é benhe e tá mali, epah, os impertantes q se decidam né, eu té nem tenho nada haver cum isso e assim :)

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

nb - num cedo a ameaças.

abril 04, 2007 9:14 da manhã  
Blogger Etienne contribuiu com estas palavras sábias:

Tenho que ser sério perante mais um do texto excelente na ironia, extraordinário na forma bem humorada.. um género de texto que EU sentia a falta.

No meu espaço tens uma foto, destacada: um arcanjo a guardar uma campa. Também eu andei por aqui, guardando o teu caixão com a tampa aberta, e prometendo as pazadas ( neste caso espadeiradas ) ao primeiro cabrão que se atrevesse a fechar o esquife.

É tempo de farra. Posso baixar a guarda ( cuidado com os pensamentos, EU !! ), baixar a espada, e mandar vir a cerveja e os couratos.

E um abraço daqueles. De sempre e para sempre, eterno e etéreo.

abril 04, 2007 9:39 da manhã  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

ExeLLent malha, Eu!!!ehehehehe

(valeu a pena!)


POOR TUG ALL também não não seria mal visto... ;)


*****
Küss (é alemão, tão a ver?)

abril 04, 2007 10:24 da manhã  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Mas que é isto? Agora tenho de comentar como anónima?...:(

abril 04, 2007 10:26 da manhã  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Tenho mau-feitio e com muito gosto. E sim, também sou amalucada. Agora deixa-te de psudo-mimos ou a minha veia queixinhas revela-se...

abril 04, 2007 11:10 da manhã  
Blogger damularussa contribuiu com estas palavras sábias:

Não sei muito bem como aqui vim parar, menos ainda porquê, mas j+a que estou....

Bem vindo.

E se o duplo L está de moda, adiro.

Damulla

Bjs.

abril 04, 2007 2:48 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

(ena, ena, tantas respostinhas que Eu tenho aqui para dar, até me sinto encALLacrado...voltarei)

abril 04, 2007 4:48 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Só para dizer que gostei muito que tenhas voltado :)

Voltarei, de vez em quando

abril 04, 2007 7:42 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

raios...é mm el(l)e?????

ó irritadinha...confirma.me ai sffv a identidade do miudo...

abril 05, 2007 2:03 da manhã  
Blogger Irritadinha contribuiu com estas palavras sábias:

É ele é, Cat, vê-se logo.

Ainda gostava de saber que raio faz o OHENV em cima do Arranha? Antes era o Irritadinha, agora é este, é que são cinco! Coitado do miúdo.

abril 05, 2007 7:23 da manhã  
Blogger Just Me... contribuiu com estas palavras sábias:

EU, vim te desejar uma boa Páscoa... beijinho

;-))

abril 05, 2007 9:20 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

dona alyia! bem vinda será sempre a menina, aqui ou onde resolver aparecer :)

(Eu tento sempre ser feliz, sobretudo qdo me parece que quase não estoua ser ;)

qto à versão, é a básica, como não poderia deixar de ser ***
__________
ora então venha de lá esse chá beijado, inês, temos é de marcar uma hora diferente das 5 (e das outras todas) pq por este dias parece que Eu tenho de trabalhar, mas está prometida uma cházada das antigas :)
__________
saudações de Eu para ti tb, nefertiti, de cá de baixo aí para o alto de onde me saúdas neste quase regresso
(mas tu veste-te, rapariga, q me arrepio só de te ver assim:)
__________
just_me :) é bom voltar a ler-te aqui tb

(desamua-te, vais ver q ainda conseguirás comentar de outra maneira, Eu garanto-te;)
___________
xôr rafeiro, Eu tenho a certeza que consegues agradar-te com coisas bem mais agradáveis (ou começo a preocupar verdadeiramente contigo, ainda mais do que as preocupações que me causas com as coisas que escreves :))

abreice álsu
___________
sanadra, Eu acho que serás contratada para escrever a próxima campanha ;))))

jitos para a lua tb (passando primeiro por ti)
____________
voy, baixa a espada, baixa que estão aqui meninas

(mete a espuma na cerveja, vira para cá o coirato que o resto vamos escrevendo nos próximos tempos ;))

o tal abraço de Eu
____________
inha, tu e a tua versátil língua (poliglota, quero Eu dizer)

mostra lá esses küsses então ;)
____________
comenta como quiseres, inha, que Eu nunca te deixarei ser anónima
____________
irritadinha, esqueceste-te do "miuda gira", mas Eu estou cá para rectificar-te, descansa ;)
___________
bem vinda é a cara damul(l)arussa; qto aos quês, porquês, comos e restantes advérbios...whatever, digo-lhe Eu ;)

bjs
___________
(Eu, vai trabalhar, pá, deixa isto para quem tem tempo)
____________
anonymous, Eu tb gostei mto de voltar e que tb tenhas voltado, mesmo de vez em qdo (como já disse em tempos, um anonymous fica sempre bem em qq blog q s preze :)))
___________
cat, cat, não T acrescentes, por favor, q só assim já Eu me identifico com a timidez; e sim, sou Eu, não vês? olha lá melhor :)
____________
irritadinha, essas reclamações são no piso acima, Eu aqui só atendo os assuntos relacionados com coisas obscuras
___________
um bj pascoal deixo-te tb Eu, just_me (eh pá, isto soa a bacalhau ou a acto narcisista, enfim...)

nota: Eu não te disse q ias comentar de outra forma? para quê amuar? :)))

abril 05, 2007 10:00 da manhã  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

a todos Eu desejo um carnaval cheio de páscoas (e prometo que vos visitarei num breve o mais óbvio possível :)

abril 05, 2007 10:01 da manhã  
Blogger Nanny contribuiu com estas palavras sábias:

Estava aqui a pensar como é que ficaria All cobaça ou All just rel... mas não me soa nada bem... já em versão francesa Mon Chic ficaria um mimo!
:-)

Beijos p'ró Eu, da gata

abril 05, 2007 6:02 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

nisso do francês é que Eu não entro, é uma língua muito amaricada para o mEu gosto; à excepção de certos termos muito prezados por mim, é idioma pelo qual nunca divago, mas tu podes continuar, nanny, que estás a ir que é um pierrot (= mimo)

:))

festinhas prá gata, que mando Eu

abril 05, 2007 6:08 da tarde  
Blogger Eu contribuiu com estas palavras sábias:

(por falar em gata e em estrangeirismos, onde parará aquela vadia da cat...cá para mim já está a atulhar-se de chocolate e outros que tais)

abril 05, 2007 6:10 da tarde  
Blogger Avó do Miau contribuiu com estas palavras sábias:

_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
Uma Páscoa Muito Feliz, deseja a Daniela

abril 06, 2007 4:04 da tarde  
Blogger Boop contribuiu com estas palavras sábias:

Eh eh
É bom ter-te de volts, Eu!
Agora estou aqui n Allto Douro!
Dp volto com tempo!

abril 06, 2007 10:09 da tarde  
Blogger Unknown contribuiu com estas palavras sábias:

Vinha eu deixar aqui uma beijoca de feliz pascoa, e sou surpreendida com a tua volta!
De volta e no teu melhor, porque o teu texto está muito bom, está muito claro neste escuro em que anda Portugal.;-)
Uma beijoca grande
(fico feliz com a tua volta gaijo!)

abril 07, 2007 10:14 da tarde  
Anonymous Anónimo contribuiu com estas palavras sábias:

Seja bem revindo...

abril 12, 2007 10:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home